Covid-19, Notícias, Paraíba

Anvisa e Organização Pan-Americana de Saúde vem à Paraíba investigar aplicação irregular de vacinas

Representantes da Organização Pan-Americana de Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária chegam à Paraíba para participar das investigações sobre a vacinação de crianças contra a covid-19 com doses irregulares e vencidas na cidade de Lucena, no Litoral Norte do estado. O caso veio à tona no sábado (15), após denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 49 crianças receberam as doses irregulares. A vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Estiva, na zona rural de Lucena.

No início da tarde de segunda-feira (17), o secretário de Saúde da cidade, Antônio Paulo, a técnica de enfermagem que aplicou as vacinas, uma enfermeira do mesmo grupo de saúde e a chefe de imunização do município foram afastados.

A vacinação contra covid-19 foi suspensa no município.

Ministério Público Federal apura a responsabilidade individual da pessoa que aplicou os imunizantes, como também a eventual responsabilidade da gestão pública. Os órgãos ministeriais ressaltam que o problema foi um caso isolado, que está sendo devidamente acompanhado, e que a vacinação de crianças é apontada por especialistas e pelo Ministério da Saúde como uma forma segura para evitar complicações e mortes por covid-19. Dando continuidade à investigação, será feita uma reunião no município, nesta terça-feira (18).s

Os depoimentos e declarações estão sendo tomados por membros do MPF e MPPB.