João Pessoa registra longas filas para testagem de Covid-19. Somente ontem mais de mil pessoas testaram positivo para a doença
Desde o início da semana, quem procura os pontos de testagem para Covid-19 em João Pessoa, tem dificuldades para conseguir fazer o exame. Filas e mais filas, poucas fichas e apenas dois pontos itinerantes para realizar o teste estão deixando muitos moradores da capital sem ter como saber de fato se estão com a doença. O problema é grande porque a testagem garante início imediato do tratamento, além da possibilidade prever a necessidade de isolamento, evitando a contaminação de mais pessoas.
Somente na noite de ontem (20), mais de mil pessoas testaram positivo para Covid-19, em João Pessoa, nos pontos de testagem. A taxa para coronavírus foi de 46,37%, com 1.037 positivos de 2.236 testes realizados. A alta demanda de pessoas buscando a testagem tem rendido muita reclamação. Quem procura pelo teste em farmácias também tem enfrentado problemas com a diferença de valores cobrados pelo exame de até R$170, segundo pesquisa do Procon-JP.
Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de João Pessoa informou que está oferecendo testagem para Covid-19 em postos fixos instalados na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Mas apesar de informar a disponibilidade dos testes nas USFs, o Blog ‘Política por Elas’ recebeu reclamações de moradores do Altiplano de que não conseguiram realizar o exame. Segundo a denúncia, no local só é feito teste para cobvid-19, mediante consulta médica e prescrição. No entanto, as fichas para consulta já haviam acabado.
Já na Fiep, onde longas filas são registradas, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os pontos itinerantes também têm registrado grandes filas. Na tarde de hoje, os dois pontos itinerante serão montados no mangabeira Shopping e na Uniesp, serão disponibilizados 1.000. As fichas começam a ser distribuídas às 16h.