11 de março de 2022
| por Redação
|
O governador João Azevêdo usou suas redes sociais na noite desta sexta-feira (11) para comemorar os índices alcançados pelo estado no quesito retorno às aulas com segurança, avaliado por pesquisadores da Rede de Pesquisa Solidária. Segundo João, “A Paraíba apresentou o melhor conjunto de medidas de segurança no retorno aos estudantes e equipes escolares às salas de aulas do Brasil”. A nota 62 foi a maior registrada no país. Em segundo e terceiro lugares, mais dois estados nordestinos: Ceará, com 61 pontos e Pernambuco, com 60.
João Azevêdo informou que para conseguir esse resultado, foi posto “em prática o Plano Educação Para Todos em Tempos de Pandemia, com o início do ano letivo de 2022 no sistema híbrido. Entre as medidas adotadas estão o formato com 50% das atividades presenciais e 50% de maneira remota, limite de capacidade máxima de 50% da ocupação das salas de aula. Nestes casos, as turmas foram organizadas respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento social”.
Ainda segundo o governador, apesar do êxito na missão de garantir um retorno gradual e seguro às aulas, o momento ainda pede cautela: “ainda não é hora de relaxar, a recomendação continua sendo o uso de máscaras e principalmente, que nossos estudantes sejam vacinados.
Apesar de o Estado exigir em seu último decreto, publicado dia 7, o uso da máscara em espaços fechados e abertos, já flexibilizou medidas sanitárias como a liberação de 100% de público nos ambientes de bares, restaurantes e igrejas. Vários municípios paraibanos, no entanto, já decretaram o fim da obrigatoriedade da máscara em locais públicos. São eles: Cabedelo, Campina Grande e Princesa Isabel. A prefeitura de João Pessoa estuda essa possibilidade com base nos índices epidemiológicos.