Aesa emite novo alerta de chuvas fortes para o litoral paraibano
Previsão de chuvas moderada e forte para as cidades do litoral paraibano na tarde desta terça-feira (31) e a manhã de quarta-feira (01). O aviso partiu da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
De acordo com o meteorologista da Aesa, Lindenberg Lucena, as chuvas estão sendo provocadas por aglomerados de nuvens que vieram do Oceano Atlântico.
“A presença destas nuvens favorece chuvas de intensidade moderada e forte no Litoral, Brejo e Agreste. Nas demais regiões devem ocorrer chuvas localizadas”, informou.
João Pessoa registrou o maior índice de chuvas neste mês, com 663 milímetros, 70 deles nas últimas horas de acordo com a Defesa Civil, o que provou alagamentos em vários trechos da cidade.
Deslizamentos
A Defesa Civil acompanha de perto a situação de algumas barreiras, em especial a do Castelo Branco, na BR-230, que ainda oferece riscos de deslizamentos. Casas foram interditadas na área e a prefeitura estuda demolir os imóveis no topo da barreira, que “já está bastante saturada, encharcada”, de acordo com Kleson Chaves, coordenador da Defesa Civil. “Isso nos preocupa porque quanto mais encharcada, mais peso, mais pressão, e maior a possibilidade de deslizar”, explicou.
seguida de Lucena (586 mm), Rio Tinto (557 mm), Cabedelo (553 mm), Alhandra (536 mm), Conde (508 mm), Pitimbu (474 mm), Mamanguape (471 mm), Marcação (420 mm) e Caaporã (420 mm).
Há anda possibilidade das precipitações chegarem aos municípios do Brejo e Agreste.