Justiça, Notícias

Operação Algoritmo: acusados de crimes violentos são apreendidos em João Pessoa

Desde as primeiras horas desta segunda-feira (06), equipes do Grupamento de Ações Táticas Especiais, Força Regional e 1º Batalhão estão cumpriram mandados de prisão em João Pessoa. Já foram presos quatro homens e uma mulher nos bairros do Bessa, Mangabeira, Cristo, Rangel e Valentina e levados para a Central de Polícia, na Capital.

Esta operação é resultado de investigações feitas por meio do Observatório da Gestão Pública (OGP), com ações de inteligência conjuntas entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) e a Polícia Militar.

A ação desta manhã está em andamento e a finalidade é de dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário contra acusados de crimes violentos (a exemplo de homicídios, estupros, latrocínios e roubos). A operação Algoritmo é fruto de um cruzamento de dados públicos para chegar aos suspeitos e vai durar todo o ano, com mais prisões, em breve, segundo a assessoria da Polícia Militar da Paraíba.

Modus Operandi – O Observatório da Gestão Pública está utilizando a tecnologia para detectar, localizar e prender foragidos da Justiça. A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento – órgão que coordena o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) – e internalizada pelo OGP.

Por que Operação Algoritmo – recebeu esse nome pela forma como os órgãos envolvidos chegaram aos suspeitos: através do cruzamento de vários bancos de dados públicos que ajudam/ajudaram a localizar o paradeiro dos acusados.