Notícias

Moradores do Altiplano criam Conselho Comunitário de Segurança

A sensação de insegurança tem dominado conversas entre moradores do bairro do Altiplano. Seja em grupos de Whatsapp ou em páginas de redes sociais que reúnem informações sobre bairros, multiplicam-se os vídeos de câmeras mostrando episódios de violência, ampliando o medo de ser a próxima vítima.

Para tentar minimizar os efeitos da violência, os moradores do bairro Altiplano se uniram e criaram o Conselho Comunitário da Segurança. A iniciativa tem o objetivo de dialogar com a representantes da Segurança Pública casos de violência, como assaltos, roubos e outras ocorrências, assim como  propostas de implantação da Polícia Comunitária no bairro do Altiplano. Outra questão abordada pelo grupo são os problemas sociais, como por exemplo a situação de moradores de rua.

A decisão foi tomada durante plenária com os moradores. Segundo  Astronadc Pereira, que  é policial militar, a união dos moradores vai beneficiar o desenvolvimento junto ao governo municipal, de políticas públicas para combater a violência, insegurança e outros problemas do bairro.
O Conselho já apresentou algumas demandas, como a reativação da UPS – Unidade Polícia Solidaria já construída e instalada originalmente previsto para a implementação da Polícia Comunitária do Altiplano, como é previsto no Plano Estadual de Segurança Pública da PB, Dialogar na perspectiva de fortalecermos vínculos, forças e parceria na construção de projetos sociais em conjunto com a Polícia Militar da Paraíba e comunidade dos moradores do Altiplano, e contribuir para que haja a efetividade de um policiamento cada vez mais eficiente, eficaz e próximo da comunidade.