Notícias, Política

Pela primeira vez na história, um jingle eleitoral na Paraíba é protagonizado por uma intérprete de libras

Pela primeira vez na história política paraibana, um jingle eleitoral foi protagonizado por uma intérprete de libras. O vídeo em questão é da música principal da campanha da deputada estadual e candidata ao Senado Pollyanna Dutra.

Em seus discursos, Pollyanna tem enfatizado todas as formas de inclusão social. “É preciso que as oportunidades sejam acessíveis a todos, independentemente de sua condição física. Eu venho de Pombal, no Sertão, onde temos uma forte comunidade de surdos, então a inclusão sempre foi uma das minhas bandeiras. Não poderia deixar a beleza desse clipe só para nós, era necessário que tivesse o protagonismo também da acessibilidade e da inclusão. Como deputada presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa da Paraíba, tenho muito orgulho em termos ofertado esse material ao povo paraibano”, destacou.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem cerca de 614.911 eleitores com deficiência e 111.813 com deficiência auditiva, mais especificamente. A campanha de Pollyanna tem mostrado o que a candidata reforça em suas falas, destacando a importância de todos no processo eleitoral e na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Para a intérprete de libras Giselle Virgínio, que atua no clipe, “é uma honra fazer parte de um conteúdo como esse. Um desafio engrandecedor diante de um projeto audiovisual que explicita o olhar atento de Pollyanna para a importância da inclusão. Esse clipe é algo inédito na história dos guias eleitorais na Paraíba! Como intérprete de LIBRAS, digo que jamais vi nada igual. A repercussão junto à comunidade surda foi muito forte em várias partes do Brasil. Estou certa de que Pollyanna é precursora de um novo formato para os guias eleitorais, com mais respeito e mais inclusão”, disse.

O vídeo está disponível nas redes sociais da candidata a senadora (Instagram, YouTube, Twitter, Tik Tok e Facebook). No guia eleitoral televisionado, o jingle possui audiodescrição, já que nem toda a população surda lê libras.