João Pessoa, Notícias

Prefeito entrega reestruturação na Avenida Cabo Branco e devolve beleza e segurança ao espaço

Um dos pontos principais espaços de lazer e turismo de João Pessoa voltou a oferecer segurança e infraestrutura de qualidade para a população e visitantes da cidade. Trata-se de trecho da Avenida Cabo Branco, que vinha sofrendo com um processo de erosão que colocava riscos a quem transitasse pelo local. O segmento foi totalmente reestruturado e entregue na manhã desta sexta-feira (21) pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra.

“Houve um avanço do mar neste setor que destruiu a calçada, a ciclovia e já chegava nas pistas para veículos motorizados. Trouxemos uma tecnologia nova, mais moderna e econômica, e agora estamos devolvendo este patrimônio à cidade, muito utilizado para a prática de esportes e para o lazer”, destacou Cícero Lucena.

A obra incluiu drenagem, recuperação da calçadinha com itens de acessibilidade, reconstrução da pista de rolamento com pavimentação em asfalto, construção de muro de gabião e recuperação da ciclofaixa. Foram utilizados R$ 4,5 milhões em recursos, R$ 1,5 milhão a menos que a previsão inicial. A obra foi concluída pouco antes do prazo estimado, de 10 meses.

O secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão, explicou que o muro de gabião possui cinco metros de profundidade abaixo do nível do terreno para evitar uma nova erosão. “É uma obra que está pronta para conter o avanço do mar e preservar o espaço público. O muro foi feito de forma a ter uma proteção correta, durabilidade e que tem um padrão visual diferenciado”, explicou. O gestor adiantou que obra similar será realizada em um trecho de 300 metros após a rotatória que dá acesso ao bairro do Cabo Branco.

Para quem faz caminhada na calçadinha ou passeia de bicicleta em direção à ladeira do Cabo Branco, a experiência mudou totalmente. Edvaldo Andrade, policial militar aposentado, pedala no trecho com frequência e gostou do que viu. “Uma obra dessa melhora muito pra gente, nos sentimos mais seguros pois agora não temos mais os desvios, a calçada e a ciclofaixa foram refeitas e cada um pode circular no espaço correto”, afirmou.

‘Saúde em Movimento’ – A manhã ainda foi marcada pela animação das alunas do projeto Saúde em Movimento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Elas participaram de aulões de ginástica e zumba aproveitando o sol e levando animação para o evento. Os aulões foram promovidos pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).