Nova superintendente da PF na Paraíba é atuante no combate ao terrorismo
A Polícia Federal na Paraíba tem uma nova chefia, trata-se da delegada Christiane Corrêa Machado, que assume a superintendência da instituição. Christiane já atuou na Paraíba em vários setores da PF, mas foi uma investigação envolvendo o ex-ministro Sérgio Moro e o ex-presidente Jair Bolsonaro. A delegada será a primeira mulher a comandar a PF na Paraíba. Além da Paraíba, há nomes novos em Alagoas, Amazonas, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, segundo o ofício enviado pela PF ao Ministério da Justiça.
A delegada Christiane Corrêa Machado atuou no caso em que o ex-ministro Sérgio Moro deixou o Governo e fez uma série de acusações sobre interferências de Bolsonaro na Polícia Federal. Na época Christiane coordenou um grupo de nove delegados que deu andamento às apurações perante o STF. A delegada ainda é atuante no combate ao terrorismo, inteligência e combate ao tráfico. Ela deverá substituir o delegado Marcelo Ivo de Carvalho, que comandou a PF no Estado.
A delegada chegou a ser exonerada pelo então diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza da chefia do Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq), em um ato visto como represália do governo Bolsonaro sobre ela. Ela foi quem encaminhou ao então ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello ofício para ouvir Bolsonaro presencialmente.
Paraibana em Alagoas
Outra delegada que se destaca entre as mudanças, é a delegada paraibana Luciana Paiva Barbosa. Ela é a nova superintendente da Polícia Federal em Alagoas.
Luciana Paiva é graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Previdenciários e professora da Academia Nacional de Polícia – ANP (Departamento de Polícia Federal).