Notícias

Lula estará na Paraíba dia 22 para inauguração de parque eólico

O presidente Lula deve vir à Paraíba na próxima quarta-feira (22) para a inauguração do primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel). O Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, deve participar da agenda assim como o governador João Azevêdo (PSB).

Do grupo Neoenergia, o complexo fica em Santa Luzia, no sertão, e é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e com capacidade instalada de 471 MW. O investimento foi de R$ 3 bilhões. João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, revelou que a decisão de investir na Paraíba passou pelo potencial da energia solar e eólica do estado. Segundo ele, foram observados critérios para ocupação e uso do solo e, além de gerar emprego, a Paraíba vai gerar energia a partir de fontes renováveis e não poluentes:

“Esse empreendimento, além da importância para o setor elétrico e para a sociedade com a oferta de uma energia limpa, também traz um impacto econômico muito significativo com a geração de 3.500 empregos diretos e indiretos durante a construção. Agora com sua implantação, o empreendimento se integra também com as contrapartidas ambientais do uso do solo, do aproveitamento da mão de obra local e dos projetos sociais e educacionais em benefício da população do entorno do empreendimento”, disse João Paulo.

Para João AzevêdoMais uma vez a Paraíba parte na frente na área das energias renováveis, com esse grande e pioneiro complexo híbrido de geração de energia solar e eólica no município de Santa Luzia”, disse o governador.