Notícias

Presidente do TRT-13 integra delegação brasileira em Comissão da ONU

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Thiago de Oliveira Andrade, está na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, como um dos integrantes da delegação brasileira presente na 67th Commission on the Status of Women, que acontece até esta sexta-feira (17).

A Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres é uma das maiores reuniões anuais de lideranças mundiais, ONGs, empresas, parceiras e parceiros das Nações Unidas e ativistas de todo o mundo, e tem como objetivo discutir a situação dos direitos das mulheres e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todas as partes do mundo.

A ONU Mulheres atua como secretariado da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), que se reúne, no mês de março, em Nova Iorque, há mais de 60 anos. Essa é uma das principais instâncias de negociação e de monitoramento de compromissos internacionais sobre direitos humanos das mulheres. Participam dos encontros anuais, as autoridades dos mecanismos das mulheres, sociedade civil e especialistas.

“Sinto-me honrado por estar aqui, como único representante paraibano, integrando a delegação brasileira na CWS, uma comissão da ONU de tamanho vulto. É o mais importante instrumento de proteção das mulheres em todo o mundo! É de grande relevância para nós, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, participar de discussões fundamentais para a garantia da inclusão feminina e equidade de gênero”, afirmou o presidente do TRT-13.

O convite para a participação do evento se deu pelo recente compromisso do TRT da 13ª Região com o Movimento Elas Lideram 2030, que conclama empresas e instituições a assumirem um pacto pelo estímulo às lideranças femininas em cargos de alta gestão, com a meta de alcançar a paridade de gênero, ou seja, a divisão igualitária entre mulheres e homens nos espaços de poder, até 2030.

Desde o início da nova gestão, as mulheres aumentaram sua presença nos cargos de liderança do TRT-13. Atualmente, dos 109 cargos em comissão (CJ) ativos no Regional, 39 são ocupados por mulheres, o que representa o inédito percentual de 35,78% dos cargos de alta gestão do tribunal. Uma delas é Simone Perrusi, a primeira diretora-geral da história do tribunal.


Discussões imprescindíveis

A Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher, CSW, se reúne anualmente no mês de março para abordar as desigualdades, a violência e a discriminação generalizadas que as mulheres continuam enfrentando em todo o mundo.

Segundo dados da ONU Mulheres, no ritmo atual, serão necessários pelo menos mais três séculos para trazer igualdade para mulheres e meninas.

Prejudicadas por desigualdades persistentes, cerca de 383 milhões delas vivem em extrema pobreza e, a cada 11 minutos, uma mulher ou menina é morta por alguém de sua própria família.

Estas são algumas das razões pelas quais a CSW continua a ser relevante e tem sido um elemento de vital importância no calendário das Nações Unidas desde que foi convocada pela primeira vez, logo após a criação da própria ONU.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRT-13