Jornalistas da PB unem forças e procuram deputados pela luta da PEC do Diploma, em Brasília
O diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor/PB) e vice-presidente Nordeste 1 da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Franco Ferreira, participou da mobilização Ocupa Brasília, pela aprovação da PEC do Diploma de Jornalista. A proposta de Emenda à Constituição tem como objetivo exigir formação específica para o exercício da profissão.
Durante três dias, representantes da Fenaj estiveram na Câmara dos Deputados Federais e no Senado Federal, conversando com parlamentares de todos os estados do Brasil.
“Uma verdadeira peregrinação pelo Congresso Nacional, no corpo a corpo com os parlamentares de todos estados do Brasil. Eu quero agradecer aos meus companheiros de diretoria do Sindicato que me encorajaram para esta viagem, entre eles, Marcos da Paz, Antônio Nunes, Paulo César e aos meus colegas de profissão, Pessoa Junior e Lucinha Figueiredo, Tião da CUT, Assis Magueira que é presidente da Associação dos Servidores da Rádio Tabajara, o vereador Marcos Vinicius, o desportista Josivaldo Alves e o presidente da Acep, Ailton Cavalcanti que contribuíram com os custeios da viagem”, declarou Franco Ferreira.
A diretoria da Fenaj tem acompanhado de perto os problemas enfrentados pelos jornalistas brasileiros, engajando-se na luta pela volta da obrigatoriedade do diploma.
Os parlamentares paraibanos demonstraram apoio à causa e se comprometeram pela aprovação da PEC do Diploma de Jornalista, incluindo Damião Feliciano, Romero Rodrigues, Murilo Galdino, Mersinho Lucena, Cabo Gilberto, Ruy Carneiro e Gervásio Maia. O senador Efraim Filho também deu apoiou a causa.
Ainda falta o apoio dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro, Luiz Couto, Hugo Motta, Wellington Roberto e Wilson Santiago.
Ocupa Brasília
Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e representantes de 16 Sindicatos filiados participaram, na terça e na quarta-feira (18 e 19 de abril), de mobilização junto aos deputados federais, em Brasília, em busca de apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/12, que restabelece a exigência de diploma para o exercício profissional do jornalismo.
Os jornalistas percorreram os corredores, gabinetes e salas de reuniões do Congresso Nacional, dialogando com os parlamentares de todos os estados e partidos políticos.
A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional, é um dos argumentos da Federação para retomar as ações pela obrigatoriedade do diploma.
Com informações da Fenaj e do ParaibaJa