Governadores do Nordeste voltam a se reunir esta sexta-feira (5), principal debate deve ser sobre a matriz energética
O presidente do Consórcio Nordeste, o governador João Azevêdo, se reúne nesta sexta-feira (5) com os outros oito gestores da região para mais um encontro da autarquia em Fortaleza, no Ceará. A reunião contará com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que vai discutir com os governadores soluções para a mudança da matriz elétrica no país, de modo a atrair investimentos privados para os estados nordestinos.
João Azevêdo afirmou que vai priorizar o debate sobre a prorrogação do prazo de autorização das outorgas para a construção de novas linhas de transmissão de energia. O intuito, segundo o presidente, é evitar que empresas já autorizadas a implantar parques e usinas solares no Nordeste mudem para outras regiões. A reunião dos integrantes do Consórcio Nordeste ocorre a partir das 11 horas.
“Vamos apresentar ao ministro as nossas demandas para que a gente possa garantir que todos os projetos aprovados para o Nordeste permaneçam no Nordeste e que o benefício dos projetos que têm outorga para entrar em operação em 2026 sejam, verdadeiramente, prorrogados. Isso porque a própria Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai fazer esse ano edital de licitação para linha de transmissão que vai terminar depois [de 2026]”, disse João Azevêdo