Notícias

OMS declara oficialmente fim da emergência em saúde da covid-19

Agora é oficial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da emergencia global em saúde da covid-19,  em vigor desde 11 de março de 2020.

“É, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Adhanom alertou, contudo, que a covid-19 não deve ser desvalorizada e que ainda representa um risco real à saúde.

“O que esta notícia significa é que é tempo dos países fazerem a transição do modo de emergência para a começarem a gerir a covid-19 juntamente com outras doenças infeciosas”, referiu o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o representante máximo da OMS, a pandemia da covid-19 pode voltar a ser declarada caso o contágio volte a tornar-se uma ameaça global.

“Sublinho que esta não foi uma decisão precipitada. Trata-se de uma decisão que foi considerada com cuidado durante algum tempo, planeada, e tomada com base numa análise atenta dos dados. Se for necessário, não hesitarei em convocar outro comité de emergência caso a covid-19 volte a colocar o nosso mundo em perigo”, alertou.

De acordo com os dados mais recentes da OMS, a pandemia do coronavírus causou quase sete milhões de mortes em todo o mundo, tendo sido diagnosticados e reportados mais de 765 milhões de casos. No Brasil, oficialmente, morreram mais de 700 mil pessoas.

Para o combate à propagação da doença, foi lançada uma campanha de vacinação à escala global. Mais de 13 mil milhões de doses da vacina contra a covid-19 já forma administradas.