Notícias

IFPB deve se juntar ao Farol do Desenvolvimento para impulsionar o progresso socioeconômico da PB

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi convidado a fazer parte do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, um movimento composto por líderes de diversos setores da sociedade, criado em junho de 2022 e reúne representantes da indústria, comércio, agropecuária, universidades, turismo, serviços e sociedade organizada. A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, recebeu os representantes do Farol na Casa Rosada, sede da reitoria, na última sexta-feira (16).

Estiveram presentes no encontro Chico Nunes e Henrique Holanda, representantes do Farol, Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Daniel de Macedo Soares, Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Erick Melo, Diretor-Geral do Polo de Inovação, e Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo.

Durante a reunião, foi apresentado um histórico do Farol, que tem como objetivo monitorar as medidas e políticas públicas que podem ser adotadas para promover o desenvolvimento social, econômico e sustentável da Paraíba. Também foi discutida a “Agenda de Desenvolvimento da Paraíba”, composta por 36 estratégias e mais de 110 ações consideradas essenciais pelo Farol do Desenvolvimento.

A Reitora Mary Roberta compartilhou informações sobre o Instituto Federal e destacou as ações em andamento. O Diretor-Geral do Polo de Inovação, Erick Melo, apresentou um balanço das atividades do Polo, incluindo parcerias regionais e internacionais, bem como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente, o Polo está envolvido em mais de 50 projetos em vários estados do Brasil.

Henrique Holanda, representante do Farol do Desenvolvimento, expressou sua surpresa com a dimensão e abrangência do IFPB, destacando o potencial de colaboração em projetos conjuntos, como o projeto de Business Intelligence, que poderia impulsionar o desenvolvimento industrial, empresarial e social da Paraíba.

De acordo com a Reitora Mary Roberta o Farol de Desenvolvimento da Paraíba aborda está linhado com a missão institucional do Instituto Federal, que busca transformação por meio da Educação, Ciência e Tecnologia.