Notícias

“Rede Sustenbilidade deve ter candidatura própria para prefeitura de João Pessoa”, afirma Túlio Gadelha

O deputado federal pernambucano Túlio Gadelha (Rede) revelou que o partido, que integra uma federação com o PSOL, deverá lançar candidatura majoritária na cidade de João Pessoa e buscar lançar o máximo de nomes às prefeituras na Paraíba. De acordo com o parlamentar, que esteve  na capital para participar da 1ª Plenária Estadual de 2023 da Rede Sustentabilidade, o nome pode sair dos movimentos sociais. 

A legenda já começou a se movimentar realizando a terceira edição do Movimento Nova Atitude, de formação política, que tem como foco fortalecer a estrutura partidária e lançar pré-candidaturas para 2024. A Rede Sustentabilidade integra uma federação com o PSOL, mas hoje, não conta com nenhum representante na Câmara Municipal de João Pessoa. Por isso, a necessidade de se definir as estratégias do partido visando as Eleições do próximo ano.

“Vamos começar com a formação política e compreender as pautas necessárias. Nosso partido é um partido orgânico. Existe a possibilidade de lançar um candidato à prefeitura de João Pessoa. Temos algumas críticas à atual gestão municipal. Por isso, queremos apresentar um novo projeto para esta cidade”, explicou o deputado federal Tulio Gadelha, que concedeu entrevista à Rádio Tabajara. 

Ele esteve acompanhado do deputado estadual Chió, que também confirmou que a Rede Sustentabilidade vai trabalhar para fazer nomes eleitos também em Campina Grande e interior da Paraíba. 

“Nosso partido, através dessa plenária estadual, monta a estratégia de eleição para 2024 na capital, no interior e nas principais cidades da Paraíba. Nosso partido vem não só querendo atrair lideranças, mas buscando capacitar e preparar as lideranças políticas para o pleito de 2024. Por isso, estamos lançando o Nova Atitude. Um movimento que já formou dezenas de jovens que já participaram dos pleitos eleitorais na Paraíba. E, agora, querem chegar com força para as próximas eleições visando ocupar, principalmente, os parlamentos. Essa é uma das prioridades do nosso partido”, avaliou Chió.

Durante a entrevista, Túlio Gadelha fez um balanço dos primeiros seis meses do governo Luís Inácio Lula da Silva (PT), apontando para as ações realizadas, afirmando que tudo que foi prometido na campanha vem acontecendo. 

“Os resultados são aparentes: a carne baixou, a gasolina baixou, existe o incentivo à indústria automobilística, o desemprego baixou, programas sociais foram reestruturados, como o Bolsa família, importante para fazer a economia dos municípios girar, principalmente em regiões como a Nordeste. Tudo que foi prometido vem acontecendo”, avaliou.

O parlamentar apontou ainda como principal dificuldade do Governo Lula a consolidação de uma base forte e sólida, que garanta a governabilidade. 

“Nós acreditamos que vamos construir uma base consolidada no congresso, com base nestas respostas. Fomos muito prejudicados pelo orçamento secreto, por isso que os partidos do centrão cresceram e os partidos de centro-esquerda diminuíram, porque o orçamento secreto comandou a eleição de 2022. Por isso o desafio do governo Lula é forma uma base para fortalecida”, explicou sobre a atual relação do atual governo com o Congresso Nacional.  

O deputado estadual Chió, o único representante da Rede Sustentabilidade na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), enfatizou a relação de confiança entre a executiva nacional e os diretórios e disse que não há tomada de partido na Rede Sustentabilidade, o chamado ‘tomar na caneta’. 

“Não há donos de partido, nenhum político do partido vai chegar para a direção nacional para dizer que vai tomar a presidência regional e em nenhum estado”, explicou. 

Túlio Gadelha ainda comentou o fortalecimento da política de preservação ambiental destacando o trabalho da ministra Marina Silva. “A ministra Marina tem um cuidado e está contando com todo o apoio do presidente Lula”, observou apontando para a tentativa do centrão para desestabilizar as bases do governo federal e foi crítico aos colegas que compõem os partidos do centrão.

Ainda sobre as eleições municipais, o deputado federal Túlio Gadelha apontou a possibilidade dele mesmo concorrer à disputa na cidade do Recife, sua base eleitoral. “Há sim a possibilidade, há um pedido da executiva nacional, mas temos outros nomes fortes. Não descartamos a possibilidade”, concluiu.

A plenária realizada na capital contou com porta-vozes nacionais da Rede, Heloísa Helena e Wesley Diógenes, além de Zé Gustavo, presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, entre outras lideranças estaduais e nacionais. 

Movimento Nova Atitude

O Movimento Nova Atitude tem como objetivo a formação de novos líderes políticos a partir do debate e conscientização através da educação. O movimento genuinamente paraibano foi criado para inspirar, preparar e projetar os líderes nas disputas eletivas nas eleições democráticas na Paraíba. 

O Nova Atitude foi criado em 2021 e é um movimento pluripartidário, ofertando os cursos de formação gratuitamente para os interessados. 

Além da plenária, houve o Juventude em Rede,  Elo Mulheres e a agenda foi encerrada com o Arraiá 18, realizado na Granja Pitomba, no Altiplano.