João Pessoa é a cidade mais sustentável do Nordeste, aponta relatório
João Pessoa conquistou o primeiro lugar no ranking de desenvolvimento sustentável entre as capitais do Nordeste, de acordo com o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece conteúdos, ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento municipal e utiliza um conjunto de 260 indicadores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
O relatório divulgado pelo Programa Cidades Sustentáveis nesta quarta-feira (28) revelou que João Pessoa superou cidades como Salvador, Fortaleza e Recife. Em uma escala que vai de 0 a 100, a capital paraibana fez 56,6 pontos. Foram levados em conta indicadores nas áreas social, ambiental, econômica, política e cultural, fornecendo uma visão abrangente do planejamento municipal.
O Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, visando combater a desigualdade social e promover cidades mais justas e sustentáveis. Oferece um suporte abrangente para a gestão pública e o planejamento urbano integrado, fortalecendo o controle social e estimulando a participação cidadã.
Iniciativas que deram certo
João Pessoa destacou-se entre as grandes cidades pelo Programa Pão e Leite e por ele foi premiado no último dia 16 com o Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030. O Prêmio é uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), com o apoio do Projeto CITinova.
No início de junho, o João Pessoa lançou seu Plano de Descarbonização e Ação Climática para atuar de forma mais eficiente na redução da emissão de carbono e na adoção de políticas públicas capazes de promover uma cidade mais limpa e saudável. Tanto que fez 82,05 pontos no que diz respeito às ações adotadas frente às mudanças do clima.
O Plano de Descarbonização e Ação Climática de João Pessoa faz parte das ações do Programa João Pessoa Sustentável, voltado para a redução das desigualdades, desenvolvimento urbano, social, ambiental e para o fortalecimento da gestão.
Outros indicadores
De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na classificação geral entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, João Pessoa se destaca em vários quesitos como água limpa e saneamento (86,01); indústria, inovação e infraestrutura (76,63).
Eu moro em João Pessoa. Se é a mais limpa do Nordeste, o Nordeste é um lixo a céu aberto. Em João Pessoa só limpam a rua principal. Se você entrar nas ruas secundárias, cai de susto.
Limpa, não, sustentável.