João Pessoa enfrenta chuvas históricas; não chovia tanto na capital há 60 anos
João Pessoa enfrenta um cenário de intensas chuvas, que já ultrapassaram os registros históricos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde a madrugada desta sexta-feira (7), a cidade, que registrou o maior volume pluviométrico do estado, acumulou um volume de chuva diária de 178,4 milímetros (mm), superando os 150,1 mm registrados em 5 de julho de 1963.
Esse valor representou 61% da média histórica para o mês, que é de 284,9 mm. A situação levou o Inmet a emitir três alertas de chuva para cidades do litoral paraibano.
Um dos avisos classifica o nível de perigo como grande, alertando para possíveis alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. As cidades de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita estão sob esse alerta.
O segundo alerta, classificado como perigo de acumulado de chuva (laranja), prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas de risco nas cidades de Alhandra, Caaporã e Pitimbu.
Já o aviso de perigo potencial de acumulado de chuva (amarelo) indica chuvas esperadas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nas cidades afetadas.
As cidades listadas como área de risco incluem Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita, Rio Tinto, São Miguel de Taipu e Sapé.
É importante seguir as orientações adequadas diante dessa situação:
– Evite enfrentar o mau tempo;
– Esteja atento a possíveis alterações nas encostas;
– Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
– Em caso de urgências e emergências, entrar em contato com Defesa Civil (Whatsapp: 98831-6885), Corpo de Bombeiros (193) ou o COTT, Centro Operacional de Trânsito e Transportes (WhasApp: 98760-2134). Para árvores caídas ou em risco, o telefone é o 3213-7012.