A pandemia causada pelo coronavírus foi responsável pelo fechamento de diversas empresas pelo mundo e na Paraíba não foi diferente. As 29 mulheres que integram a Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), também conhecida como Flores do Brejo, tiveram que encerrar suas atividades e passaram a sobreviver do plantio de hortaliças. Com objetivo de ajudar a reabrir o empreendimento e colaborar com a renda dessas famílias, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destinou uma emenda no valor de R$ 100 mil para que pudessem voltar a cultivar flores.
Com o apoio, a Cooperativa Flores do Brejo retoma na próxima quarta-feira (26), às 16h, a produção de flores, no Sítio Avarzeado, Zona Rural da cidade de Pilões, a 140 km de João Pessoa. A empresa também contou com emenda do deputado federal Ruy Carneiro, apoio do Projeto Cooperar, do Governo do Estado e também do Banco Mundial.
“É muito gratificante ver que a Cooperativa vai reabrir e começar a produzir, além de belíssimas flores, ela gera muito emprego e renda na região de Pilões. Esse é um projeto importante que garante dignidade a muitas mulheres que reforçam a renda de casa com esse trabalho, além de fortaleceram o desenvolvimento da região”, destacou Camila.
De acordo com a presidente da Cofep, Maria Helena, as mulheres sempre tiveram o desejo de voltar a produzir flores e agora, com esse recomeço em Pilões, a Cofep irá retomar a produção no segundo polo em Areia. A produção que será iniciada neste mês já está toda comercializada.”Nosso agradecimento mais que especial a deputada Camila Toscano e a todos que nos ajudaram nesse momento difícil, mas de superação”, disse.
Trabalho – Desde 1999, um total de 29 mulheres e seus filhos encontraram na produção de flores a alternativa para vencer as dificuldades econômicas, a falta de ocupação e a violência numa região que necessita desenvolver com a força do trabalho. E foi cultivando as flores que elas conseguiram levar a produção para fora do Estado.
Produção – No dia 26 de julho, a primeira remessa de mudas, oriundas do município paulista de Holambra, chega ao Sítio Avarzeado para o reinício da plantação. O processo de recuperação das estufas, aquisição de equipamentos, melhorias no sistema elétrico, perfuração de poços, compra de mudas e adubos, começou em abril deste ano e segue em ritmo acelerado.