Legislativo, Notícias

Possível ida de Tovar para a base governista é tema de debates na ALPB. Parlamentar nega adesão a João Azevêdo

Na primeira sessão após serem chamados atenção para marcar presença em plenário, pelo do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual  Adriano Galdino (Republicanos), marcaram presença na sessão presencial de ontem (8), 29 parlamentares.Com maioria na Casa, os murmurinhos ainda giraram em torno do encontro entre o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) e o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB). Mesmo com a indicativa de Tovar, de que o encontro seria  administrativo e não político, integrantes da base governista fizeram afagos ao colega parlamentar, na intenção de atraí-lo para o grupo, que tem esperanças de que o ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos) rompa politicamente com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) para atuar junto ao grupo em 2024.

O líder do governo, deputado estadual Chico Mendes (PSB) afagou: “Deputado Tovar representa a Paraíba bem, pelo seu comportamento, a conduta, o estilo, a responsabilidade com que conduz seu mandato. Ficaria muito feliz com a chegada Tovar, se isso se concretizar de fato”.

Disse ainda que é necessário acertar com Romero a situação. “Tovar tem uma relação muito forte com Romero (Rodrigues). Vamos esperar um pouco para ver como vai evoluir a relação. Romero é federal pela paraíba e está fazendo essas tratativas com o Republicanos. Quem sabe ele possa ter um alinhamento com o governo?”, pensou.

Integrante da oposição e companheira de partido, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB)  disse que Tovar foi levar pedidos legítimos da cidade de Campina Grande. “Ele fez o papel dele como deputado e a visita é legítima”, disse e desconsiderando a hipótese do companheiro integrar a base governista. No entanto, logo depois colocou uma dúvida: “Pode acontecer ou não”.  E o líder da oposição, Walber Virgulino (PL), disse que não está preocupado com as baixas na oposição. “Tovar fez uma visita política, não eleitoreira. Nós já sabíamos que haveria esse movimento. Mas não é isso que vai nos trazer baixas. A oposição é pequena mas sabe fazer barulho”, enfatizou.

Apesar de ser chamado para entrevistas, Tovar Correia Lima evitou a imprensa,e usou a tribuna para tentar colocar um fim a especulações. “Estamos a um novo passo da política. Quando um deputado de oposição senta para conversar com o governador, gera todo um estardalhaço na imprensa e em todos que gostam de política, mas não deveria ser nada mais do que natural as conversas, do governador seja com deputado da oposição ou situação, para que aqui dentro dessa caixa possam sair soluções de problemas”, comentar Tovar.

A deputada Cida Ramos (PT) insinuou uma abertura diferenciada e demonstrou incômodo com a proximidade do colega de bancada oposicionista e questionou a fala de Tovar. “Os demais deputados da base estão todos enciumados. Faz seis meses que tentam e não conseguem. Você é muito privilegiado”, insinuou.

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB), sugeriu que o tucano seria muito bem vindo à base governista. O grupo do governador tem esperanças que o ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos) rompa politicamente com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) e seja o candidato a governador em 2024. E Hervázio Bezerra até chegou a cumprimentar Tovar como companheiro de bancada.