Ampliação do Aeroporto de Patos abre caminho para voos diretos a São Paulo; ouça áudio
O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve na Paraíba na última sexta-feira (6) para autrizar as obras de reforma e expansão do Aeroporto de Patos, no Sertão da Paraíba. Durante o anúncio, Costa destacou que a ampliação do aeroporto abrirá a possibilidade de voos diretos entre Patos e São Paulo, transformando a cidade em um importante centro regional para a Azul Linhas Aéreas. Atualmente, os voos que partem de Patos têm como destino Recife, a capital de Pernambuco.
“Este é um investimento de R$ 35 milhões, sendo R$ 22 milhões provenientes do Governo Federal, e o restante será complementado pelo governador João Azevêdo. Quando as obras estiverem concluídas, a Azul Linhas Aéreas tornará Patos um hub da aviação regional no Nordeste, possibilitando voos diretos entre Patos e São Paulo. O Sertão será capaz de receber voos vindos de São Paulo”, afirmou o ministro.
Ouça o áudio:
O conceito brasileiro de PISTA MÍNIMA REGIONAL prevê 1.600 x 30m + resistência do piso PCN31 em qualquer novo projeto ou adequação. Mas, a pista de pouso ideal para atender tanto os turboélices e os jatos regionais é de 1.800 x 30m com resistência do piso PCN38 ou superior.
Pela estimativa do Mininistro, Patos desbancará os atuais Hubs do Nordeste, Fortaleza, Recife e Salvador de voos domésticos e internacionais. Melhor rir? Ou esperar a pista básica?