Paraíba e Itamaraty unem forças para repatriação de paraibanos na zona de conflito entre Israel e Hamas
A tensão entre o Hamas e Israel persiste e, com ela, a crescente preocupação do Governo da Paraíba. Através da Secretaria de Representação Institucional, vem unindo esforços com o Itamaraty para repatriar paraibanos identificados na região de conflito. De Brasília, o secretário Adauto Fernandes acompanha atentamente a situação, disponibilizando apoio e auxílio a quem necessita.
No início do conflito, a Secretaria montou uma equipe especializada para dar assistência aos conterrâneos em Israel. Rapidamente, identificaram cinco pessoas: dentre elas, um casal de Sousa que já retornou à Paraíba e três mulheres, duas de João Pessoa e uma de Campina Grande. Nesta quarta-feira (11), duas chegaram ao Brasil e também já estão na Paraíba.
Em uma atualização recente, foi informado que a terceira paraibana de João Pessoa conseguiu cruzar para a Jordânia e planeja voltar ao Brasil, com escalas em Dubai e Madrid. Seu voo está programado para chegar em São Paulo na próxima sexta-feira, dia 13, às 5h. Em seguida, ela seguirá para a Capital da Paraíba, com previsão de chegada às 11h.
Ontem, surgiu o caso de outra paraibana de João Pessoa que residia em Tel Aviv. “Prestamos nosso apoio a ela, uma estudante que faz mestrado e trabalha no país. Visitou a região pela primeira vez em 2016 e retornou a Israel no dia 29 de setembro. Tomamos as medidas de comunicar ao Itamaraty e, simultaneamente, à Embaixada. Conseguimos inserir o nome dela no terceiro voo da FAB, e ela vem acompanhada do seu pet. Com isso, o número de paraibanos identificados sobe para seis”, disse o secretário de representação, Adauto Fernandes.
A colaboração entre a Secretaria da Paraíba e o Itamaraty continua sólida, visando assegurar o retorno seguro de todos os paraibanos presentes em territórios de conflito.