Rede não apoiará Cartaxo em JP, diz presidente da federação com o PSOL
A 10ª Vara Cível de João Pessoa concedeu, na tarde desta segunda-feira (15), uma liminar que proíbe o Diretório Municipal do PSOL de João Pessoa de deliberar, em reunião agendada para hoje, a possibilidade de retirar a candidatura de Celso Batista (PSOL) para anunciar apoio a Luciano Cartaxo (PT). A medida atende a um acionamento de filiados do PSOL que defendem a candidatura própria.
Com a decisão, o Diretório Municipal do partido está impedido de tomar qualquer decisão sobre candidatura majoritária, sem que antes promova a realização de plenária para ouvir os filiados. O argumento utilizado no acionamento judicial foi de que o estatuto do partido não estava sendo cumprido.
Já a presidente do Rede e da Federação PSOL/Rede na Paraíba, Cristiana Almeida, afirmou categoricamente que a Rede não apoiará a pré-candidatura de Luciano Cartaxo (PT), em João Pessoa.
“A Rede não segue com Luciano [Cartaxo]. Não temos nenhum diálogo com ele”, declarou.
Cristiana também comentou sobre a relação com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e ovice-prefeito Léo Bezerra (PSB).
“Temos um excelente diálogo com Léo Bezerra, que é o vice-prefeito do PSB. Estamos na base dogovernador da Paraíba, João Azevêdo. A direção municipal tem dialogado com os pré-candidatos”, afirmou.
Quanto à situação interna do PSOL, Cristiana esclareceu que, inicialmente, o PSOL mantém a pré-candidatura de Celso Batista e que o apoio a Cartaxo ainda não foi definido.
“A princípio, o PSOL mantém a pré-candidatura de Celso. Eles ainda não definiram a situação com Luciano, vejo que é uma decisão interna do PSOL e respeitamos essas construções”, explicou.”