Covid-19, Notícias, Paraíba

Alerta: cresce número de Municípios em bandeira laranja na Paraíba

O governo da Paraíba divulgou mais uma avaliação da situação epidemiológica do Estado. É a 15ª. O resultado mostra que houve um avanço dos municípios em bandeira laranja. Agora são 85, o que corresponde a 38% do total. Se constatou ainda “uma redução expressiva da participação da bandeira amarela, de 80% para 56% dos municípios paraibanos”.

O relatório traz um compilado das quatro últimas quinzenas. Os números denunciam o aumento dos casos de Covid-19 na Paraíba e colocam fatia considerável do Estado em “nível de mobilidade restrita”. É esse “relatório que norteia as atividades de flexibilização gradativa” mas que também demonstra a necessidade de novas medidas restritivas para conter o avanço da doença.

Apenas 3% dos municípios paraibanos estão em bandeira verde. Queda de 11%. Significa que em 97% do território paraibano as bandeiras vermelha, amarela e laranja são predominantes. Daniel Beltrammi, secretário executivo de Saúde do Estado,  diz que este cenário é resultado direto de comportamentos de alto risco por parte da população, em especial daqueles que têm de 19 a 59 anos. Muitos têm abandonado o uso de máscaras e desprezado a importância do distanciamento social. “É importante ressaltar que as transições para bandeira laranja significam a degradação da classificação e devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, para evitar agravamentos ainda maiores na disseminação da Covid-19 em seus territórios”, alerta Beltrammi.

Taxa de transmissibilidade

Especialmente nas 1ª e 3ª macrorregiões de saúde (região metropolitana de João Pessoa e sertão, respectivamente), o levantamento destaca que “a Paraíba apresentou o Rt (média móvel da taxa de transmissão) acima de 1,0 (1,0345); o que ilustra a transmissibilidade ativa e persistente do novo coronavírus no Estado”.

O relatório diz ainda que “João Pessoa apresentou o comportamento da média móvel abaixo de 1,0 (0,9502), nos últimos 14 dias; porém, em 25/12 apresentou um Rt de 1,0747, variando entre 1,0297 e 1,1206. Já Campina Grande apresentou, no mesmo intervalo, o comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt acima da média da capital com 1,1574. O município de Patos apresentou  Rt 1,6477, muito acima da média nacional, assim como Cajazeiras onde o Rt variou até 1,3919″.

Para Beltrammi, “estes dados demonstram certa resiliência para retorno da taxa de transmissibilidade a uma situação de decréscimo estável em João Pessoa, porém em Campina Grande, Patos e Cajazeiras este compilado representa transmissibilidade ativa e persistente do novo coronavírus e que exige atenção.” ao fato de que o Rt da mesma data está acima da média móvel dos últimos 14 dias. Há uma tendência de aumento consistente da Covid-19 nestes municípios e a população precisa estar atenta à medidas de prevenção com o uso de máscaras, lavagem de mãos e, sempre que possível, evitar aglomeração “.

Recomendação

A partir da mais nova análise do Plano Novo Normal, a recomendação para gestores e autoridades sanitárias é de “máxima atenção” para “garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais”. Também se recomenda “a testagem dos sintomáticos através do SWAB nasal, além de alertar para riscos reais e sustentados de crescimento persistente dos números de casos, internações hospitalares e óbitos nas próximas duas quinzenas”.