Covid-19, Notícias, Paraíba

“A ciência venceu o negacionismo”. João Azevêdo abre campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba

Uma terça-feira que entra para a história. Marineide Rodrigues Ferreira, enfermeira, 60 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 na Paraíba. Hipertensa, ela faz parte do grupo de risco e há dez meses integra o pelotão de combate à doença do Hospital Clementina Fraga. Emocionada, Marineide fez um apelo à população que integra o grupo prioritário no Estado: “venham tomar a vacina, mantenham o isolamento social, o uso de máscara contínua e mantenham a lavagaem da mãos”.

O segundo a tomar a primeira dose da vacina coronavac na Paraíba foi Genildo Alencar. O índio potiguara é da Aldeia Carneiro, município de Marcação, tem 44 anos, é hipertenso e diabético. Genildo e Marineide foram imunizados pelas maõs experientes da enfermeira Keila Campos, com 23 anos de atuação no Núcleo de Imunização da Paraíba, em solenidade de lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 pelo Governo do Estado.

Para João Azevêdo, “este momento se reveste de uma importância muito grande porque pela primeira vez, em praticamente um ano, nós temos pela primeira vez um instrumento para enfrentar a Covid. Esse momento representa a esperança”.

Povos de comunidades tradicionais e cerca de 34% dos profissionais da saúde do Estado serão os primeiros a receber a vacina. Nesta fase, 54.689 pessoas vão ser imunizadas. O segundo ciclo contempla idosos com 60 anos ou mais que moram em instituições de longa permanência e toda a população com mais de 75 anos. As doses aplicadas vão ser registradas no Cartão Nacional de Saúde ou no CPF do usuário.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) vai ter quatro etapas. Ao todo, a Paraíba deve vacinar 1 milhão, 253 mil pessoas de acordo como governador João Azevêdo que comemorou: “temos uma vacina hoje que é segura, atestada pela própria Anvisa, que garante que 100% das pessoas que forem contaminadas e tiverem sido vacinadas não chegãrão a uma UTI, a ser intubadas. Nos casos mais graves, a eficácia é de 100%;  78% das pessoas atingidas e contaminadas terão sintomas leves da doença. E para 50%, esses sintomas sequer acontecerão. É uma vacina extraordinária”.

Foto: Divulgação Saúde PB

A Paraíba recebeu o primeiro lote do imunizante, com 92.960 doses da Coronavac, na segunda-feira (18), por volta das 21h20. O material será distribuído ainda nesta terça-feira, em 11 veículos refrigerados, para os 223 municípios por meio das 12 centrais regionais de saúde, seguindo o que determina o PNI. “Será uma distribuição equitativa, proporcional e democrática. Todas as unidades de saúde serão contempladas ao mesmo tempo para vacinação. Não haverá privilégios”, garantiu o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, que lembrou ainda: “só poderemos conter essa pandemia a partir do momento em que nós alcançarmos imunidade coletiva ou imunidade de rebanho, a partir de 70%”.

E João Azevêdo reforçou a importância da imunização em massa e a necessidade de combater a rede de desinformação e negacionismo que contesta a eficácia da vacina: “não podemos admitir que fake news e ensagens equivocadas, mal intencionadas, promovam campanhas de não vacinação. A vacina é o único caminho. Não existe remédio, existe vacina e a vacina está disponível. Vamos à vacinação. É a esperança que venceu o medo. É a ciência que venceu o negacionismo e demosntrou sua capacidade de dar resposta tão rápida à humanidade apresentando uma vacina que, não tenho dúvida nenhuma, fará com que a gente viva um novo momento”, disse ele.

Mil salas de vacinação foram disponibilizadas na Paraíba. Ainda de acordo com o governo do Estado, vão ser feitas “campanhas de esclarecimento com o objetivo de incentivar à vacinação”.