Covid-19, João Pessoa, Notícias

Hospitais públicos de João Pessoa ganham usinas que ampliam produção de oxigênio

A rede municipal de saúde de João Pessoa começou a instalação de cinco novas usinas para a produção de oxigênio em hospitais em razão do crescimento do número de pacientes com Covid-19. O primeiro a receber os equipamentos é o Prontovida, que foi visitado pelo prefeito Cícero Lucena, neste sábado (27).

Com o novo equipamento, o hospital terá a capacidade de produção de oxigênio dobrada, o que permitirá que ele passe de 20 leitos de UTI para 45. O Prontovida contava com apenas uma usina para produção de 30 metros cúbicos por hora e agora terá duas para atender pacientes com situação respiratória grave que necessitem desse suporte vital.

Outras quatro unidades vão ser contempladas de acordo com Cícero Lucena: “além dessa usina aqui no Prontovida, teremos mais quatro nos próximos dias. Elas vão trazer segurança no abastecimento de oxigênio, elemento fundamental para os pacientes em tratamento da Covid-19”, explicou o prefeito.

As outras usinas serão instaladas no Hospital Santa Isabel, Ortotrauma de Mangabeira, Maternidade Cândida Vargas e Hospital Valentina de Figueiredo. O serviço de instalação deve ocorrer a partir da segunda-feira (01).

O prefeito afirmou que a aquisição dessas usinas vai dotar a rede pública de saúde da segurança necessária do fornecimento do oxigênio e com custo abaixo do praticado anteriormente. Ele também destacou o resultado do trabalho da equipe para a ampliação de leitos de UTI na cidade que passou de 26 leitos para 125 leitos de UTI em duas semanas.

Atualmente, a rede pública em João Pessoa tem 150 leitos garantidos e deve chegar a 186 nos próximos dias, sendo 71 do Estado e federal (HU). O Hospital Santa Isabel tem hoje a maior quantidade de leitos de UTI exclusiva para Covid-19 de toda a rede. São 60 vagas. Do total de 186 leitos exclusivos, são 115 da rede municipal e os demais de unidades do Estado e federal (HU).

Foto: divulgação.

Dentro desse plano de expansão, na quinta-feira passada (25), chegaram 70 novos respiradores destinados a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão com pacientes em tratamento da Covid-19. Esses equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde com o auxílio da senadora Daniella Ribeiro. Com isso,

O vice-prefeito Leo Bezerra, que acompanhou o prefeito na inspeção, disse que o momento é de unir esforços e preparar a rede para atender bem aos usuários. “Pedimos que as pessoas se previnam da doença, mas estamos trabalhando para atender os que forem contaminados. O Município faz sua parte ao preparar unidades de saúde, mas o cidadão precisa ajudar não aglomerando, cuidando da higiene das mãos e usando máscara da maneira correta”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, afirmou que o trabalho é de garantir as melhores condições de atendimento para os pacientes que procurem a rede. “É fundamental que as pessoas entendam que a capacidade de atendimento não é infinita. O nosso esforço é para que não falte leitos para quem precisa, mas todos têm que ajudar na prevenção”, reforçou.

Fonte: SECOM