Covid-19

Aglomeração marca retomada de vacinação em João Pessoa. Vereador aciona Ministério Público

No Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na capital, uma fila imensa. Apesar da vacinação contra a covid-19 começar só às 8 horas desta terça-feira (13), idosos chegaram bem cedo para garantir a segunda dose da vacina. No local funciona um dos dois postos de drive thru da cidade.

Entre os relatos, o de uma senhora asmática com 73 anos de idade: “cheguei às 7h, sou asmática, estou cansada”.

Alguns chegaram mais cedo: “cheguei às 6h. Cheguei aqui no carro, já tava no pé do portão. O guarda disse que quem não agendou não vai tomar vacina. Quando é agora quem agendou e quem não agendou vai tomar a vacina. eu vou enfrentar!”, disse outro senhor.

Outro idoso na fila do Espaço Cultural, questionou: “como é que vou agendar?” A dificuldade dele é a de muitos outros que não têm intimidade com as novas tecnologias. Fora o que não sabem ler. Mas, de acordo com a Prefeitura, esse é o caminho: “para ter acesso ao imunizante contra a covid-19, as pessoas inseridas nos grupos prioritários devem realizar o agendamento no aplicativo Vacina João Pessoa “.

O aumento da procura pela segunda dose da vacina contra a covid-19 se deu depois da suspensão da vacinação no domingo (11). No sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia divulgado nota onde recomendava “agendamento on-line como melhor mecanismo para assegurar a vacinação de maneira organizada e eficiente”. Era uma resposta às denúncias das filas que se formavam nos pontos de vacinação e que motivaram o Ministério Público Federal a pedir explicações.

Ainda na nota divulgada no sábado, a Saúde Municipal informou “que mais de 20 mil pessoas com cartão SUS de outros municípios foram vacinadas na capital paraibana, que a procura registrada nos últimos dois dias (8 e 9 de abril) esteve acima do esperado para a segunda dose, muitos desses antes do prazo estipulado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”.

Segundo a prefeitura, mais de 170 mil imunizações já foram garantidas em João Pessoa.

Vereador aciona MPPB contra a PMJP

O caso repercutiu. Depois dos registros de aglomeração na manhã de hoje, o vereador Marcos Henriques (PT) entrou com pedido de “apuração de responsabilidade” no Ministério Público da Paraíba contra a Prefeitura de João Pessoa. Segundo o parlamentar, houve “total descaso, falta de  planejamento, atendimento precário nos serviços e irregularidades no agendamento da vacina, que deve ser efetuado por aplicativo”.

A PMJP ainda não se pronunciou sobre isso.