Covid-19, João Pessoa, Notícias

Após filas, aglomeração e falta de vacina, Secretaria de Saúde suspende imunização contra Covid-19 em João Pessoa

O secretário de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou no início da tarde de hoje, que o município não tem mais doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca para aplicação da primeira dose e deve suspender a imunização no município. E informou que o Comitê Científico de Combate à Covid-19  deve se reunir na tarde desta terça-feira (13) para traçar uma nova estratégia para imunização da população da capital.

As informações foram repassadas durante uma entrevista ao programa Correio Debate. Segundo Fábio Rocha o município dispõe apenas da vacina Astrazeneca, cerca de dez mil doses para aplicação da primeira dose, mas que ainda assim deve suspender a vacinação na cidade.

“Nós tínhamos três mil doses de Coronavac para a aplicação da segunda dose na programação normal, que foi afetada, e temos ainda imunizante da Astrazeneca, mas vamos suspender o processo amanhã. Mas querermos tranquilizar a população, pois esse atraso não acarreta perda de eficácia da segunda dose”, explica.

Fábio Rocha não sabe quando devem chegar novos lotes das vacinas e explicou que problemas como diminuição da quantidade do líquido imunizante nos frascos, problema já divulgado pelo Instituto Butantãn, a antecipação da aplicação da segunda dose e a procura por parte de pessoas que não moram em João Pessoa, contribuíram para o problema. Mas Rocha admintiu que tenha havido falhas no planejamento do Plano de Vacinação do município o no aplicativo da vacina e pediu desculpas e paciência à população que não conseguiu se vacinar. Hoje à tarde, deve ser divulgado um novo cronograma de vacinação.