João Pessoa, Legislativo, Notícias

Candidatura laranja é investigada em João Pessoa

O Ministério Público Eleitoral da Paraíba  quer saber se a ex- candidata Marlene Garla Pereira de 66 anos, pelo partido Republicanos, fez  parte uma ‘candidatura laranja’ durante as eleições municipais na cidade de João Pessoa, no ano passado.

Esta foi a terceira vez que Marlene disputou um cargo na Câmara Municipal de João Pessoa. Ela também foi às urnas em 2012, 2014, 2016 e 2020. Nas duas primeiras não se elegeu e nas duas últimas ficou como suplente, mesmo sem ter recebido nenhum voto nas eleições do ano passado. O único eleito pela sigla foi o vereador Bispo José Luiz, que pode ser atingido caso se comprovem as irregularidades.

O MPE investiga se a candidata fez campanha, recebeu dinheiro do fundo partidário e como utilizou a verba. O procedimento foi instaurado pela promotora de Justiça, da 1ª Zona Eleitoral em João Pessoa, Jovana Tabosa.

Segundo  da promotora é necessário investigar se a  “suposta candidatura laranja de Marlene Garla Pereira da Silva para o cargo de Vereador, nas Eleições Municipais de João Pessoa, no ano de 2020, teve  a única e exclusiva finalidade de cumprir a cota de gênero”.

A cota de gênero está prevista no artigo 10, parágrafo 3°, da Lei n° 9.504/97 que destina 30% às mulheres.