Covid-19, Notícias

‘Sommelier’ de vacina vai ter CPF bloqueado, diz secretário da Saúde de João Pessoa

CPF bloqueado. Essa será a resposta da Saúde de João Pessoa para quem escolher vacina contra a Covid-19. A afirmação é do secretário, Fábio Rocha. Quem agendar e não comparecer ou se recusar a tomar a dose por causa do fabricante, vai ficar impedido de fazer novo agendamento por até 60 dias. ”Esse comportamento é inaceitável”, disse o secretário.

João Pessoa não é caso isolado. Prefeituras de todo o país têm adotado medidas de controle contra os “sommeliers de vacina”, pessoas que escolhem o imunizante motivadas pela onda de desinformações  e pelas críticas do governo federal contra alguns fabricantes. Em alguns municípios, pessoas que se enquadram nesse grupo têm sido obrigadas a assinar um termo de responsabilização e são transferidas, automaticamente, para o fim da fila.

Na Paraíba, 410 policiais militares não tomaram a primeida dose da vacina contra a covid-19. Eles representam 4% do efetivo. A corporação atribui o fato à infecção pela Covid-19 e ao período de quarentena, e deve lançar uma campanha para conscientizar PM’s da importância da vacinação.