Abandono vacinal: mais de 25 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada na capital
Em João Pessoa, mais de 25 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, segundo dados do painel da vacinação da prefeitura da capital. De acordo com o levantamento, são 14 535 pessoas que não a segunda dose da AstraZeneca, 6.954 que não tomaram a D2 da CoronaVac e 2.865 que não completaram o ciclo da Pfizer. Completar o ciclo da vacinação é importante porque a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações.
Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do SarsCov-2.
A lógica é a seguinte: uma suposta variante mais potente do vírus poderia não resistir em um corpo que recebeu duas doses, mas se proliferar em outro que só tomou uma. Se o abandono vacinal for considerável na população, ela poderia tomar conta do cenário e causar estragos extras. Entre os imunizantes disponíveis no Brasil, o intervalo entre as picadas deve ser de 14 a 28 dias para a Coronavac e até três meses para a da AstraZeneca. Se estiver atrasado, procure o local de vacina o quanto antes.
Na tentativa de diminuir esse número, a secretaria de saúde de João Pessoa antecipou o prazo da D2 da segunda e terça-feira para este sábado. Assim, quem completa 90 dias para Pfizer e Astrazeneca (Fiocruz) e 28 dias da Coronavac (Butantan) na segunda (6) e terça-feira (7), para este sábado (4). Por causa disso, a estrutura disponível para a vacinação foi ampliada. Serão 14 ginásios e três postos do tipo drive-thru. Para receber a segunda dose, a pessoa precisa levar apenas o cartão de vacinação e um documento oficial com foto.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendar o atendimento, pode procurar um posto de vacinação para ter a orientação ou ligar 98600-4815 para tirar qualquer dúvida.
Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.
Confira os pontos de vacinação deste sábado (4):
SEGUNDA DOSE
Coronavac – Butantan
Ginásios (8h às 12h)
Lyceu Paraibano (Centro)
Escola Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo)
Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)
Drive-thru (8h às 14h)
UFPB (acesso pelo Castelo Branco)
Pfizer
Ginásios (8h às 12h)
Escola Municipal Duarte da Silveira (Costa e Silva)
Escola Municipal Jornalista Nonato Batista (Gramame)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
IFPB (Jaguaribe)
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Drive-thru (8h às 14h)
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Astrazeneca
Ginásios (8h às 12h)
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Bairro do Novaes)
Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)
Escola Municipal Dom Helder (Valentina)
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
Drive-thru (8h às 14h)
Mangabeira Shopping (também pedestre)