Educação, Notícias, Paraíba

Festival de Queijos de Soledade aquece a economia local 

Começa nesta quinta-feira (16), em Soledade, no Cariri paraibano, a 1ª edição do Festival de Queijos, uma realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo Federal, Sebrae e PBTur. A abertura está programada para acontecer às 16h com apresentação de Divone do Acordeon e Banda Forró da Hora. Mais de 17 produtores do derivado do leite de vaca e de cabra vão participar do evento, que contará ainda com a participação de 15 empreendimentos da cidade, que desenvolveram um cardápio especial para o festival gastronômico.

A ação se estende até o domingo (18) e contará ainda com desfile da rainha e do rei do queijo, competição do maior queijo produzido na cidade e disputa de quem come mais o laticínio. Ao todo, serão mais de 30 balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato, que ficarão dispostos na Praça, no Centro do município, no horário das 16h às 19h. Haverá também um espaço para apresentações culturais com artistas do município.

“Estamos na primeira edição e nossas expectativas são que esse festival seja inserido no calendário de eventos do estado. A cidade já está mobilizada, a adesão dos produtores e dos estabelecimentos foi imediata e temos certeza que iremos melhorar ainda mais a qualidade dos nossos queijos e proporcionar um evento que fortaleça essa nossa potencialidade econômica, além de atrair visitantes à nossa cidade”, comentou o prefeito Geraldo Ramos.

Tipo de queijo – Entre os queijos fabricados em Soledade as opções são variadas e produzidas com leite de vaca e de cabra – o município tem o 4º maior rebanho do animal da Paraíba. Ricota, queijo de coalho, de manteiga, do reino, tipo minas, mussarela e o queijo trufado são os destaques. Os produtores dos laticínios passaram por uma qualificação, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, que aconteceu dos dias 8 a 10 desse mês na Estação Experimental da Pendência, sede da Empresa.

Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que também atua na fabricação do alimento.

No curso, os produtores praticaram as receitas que fazem Soledade se destacar na Paraíba quando se fala de culinária, incluindo o queijo trufado com doce de leite – petisco que mistura doce e salgado em uma das melhores composições da produção artesanal. Eles ainda foram orientados sobre a forma correta de embalar a especiaria, como vender nas redes sociais e como trabalhar nas relações profissionais.

Festival gastronômico – Na parte gastronômica do festival, 15 empreendimentos, entre restaurantes, lanchonetes e panificadoras da cidade, além de ambulantes, desenvolveram um cardápio especial para o evento. Uma das opções será a ‘Pamonha Riacho do Padre’, nome dado ao sanduíche de pamonha com queijo coalho. A ‘Matutaia Sustante’ também promete agradar – sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga. A Francela no Pão, outra produção, é feita com baguete de pão de macaxeira com queijo coalho de vaca, cebola caramelizada, alface, tomate, cream cheese de queijo de cabra maturado ao vinho.

As sobremesas também são inspiradas no derivado do leite. Tem ‘Cabrioca de Leite’: uma tapioca de queijo de cabra, com banana e mel de rapadura e ‘Tapioca Cara Curta’ – queijo de cabra e doce de leite.

Os preços da maioria dos pratos variam entre R$ 5,00 e R$ 15,00. O Festival Gastronômico estará acontecendo em 15 pontos de alimentação fora do lar, entre bares, restaurantes, panificadoras e ambulantes.

Soledade – Localizado no Cariri paraibano, o município possui uma população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado. Além da gastronomia, tem no artesanato, no comércio e no beneficiamento de minérios, os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda para a produção cinematográfica.

 

O Festival do Queijo surgiu para potencializar a atividade que já é desenvolvida na cidade e integra as comemorações pelos 136 anos do município, que faz aniversário de emancipação no próximo dia 24 de setembro. Nesse mês, haverá ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, a ‘Mostra Soledade’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Confira os pratos do Festival Gastronômico:

Francela no Pão – baguete de pão de macaxeira com queijo de coalho/vaca, cebola caramelizada, alface, tomate, cream cheese de queijo de cabra maturado ao vinho (Val França Empório)

 

Cabrioca de Leite – tapioca de queijo de cabra, banana e mel de rapadura (Churrascaria e restaurante Cariri)

 

Matutaia Sustante – sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga (Restaurante São Lourenço)

Espetinho Macambira – espeto misto de queijo de coalho de vaca com orégano (Bar da Galega)

Tapioca Cara Curta – queijo de cabra e doce de leite (Vitória Lanchonete)

Pastel Ordenhado – pastel trio recheado com queijo de cabra e de vaca, mussarela, tomate e manjericão fresco (El Lanches)

Cachorro Moxotó – cachorro quente recheado com carne, frango, salsicha e maionese de queijo de cabra com calabresa (Tigrão Cachorro Quente)

Berro Burguer – hambúrguer artesanal com fonduta de queijo de cabra e orégano, maionese de castanha, ketchup rústico de rapadura, cabelo glaceada e farofa de bacon (The Chef Burguer)

Dueto Repartido – combinado de cubos de queijo de coalho de vaca e queijo de cabra recheado com pimenta calabresa empanado (Open Bar)

Pamonha Riacho do Padre – sanduíche de pamonha com queijo de coalho (Lanchonete do Miro)

Ninho de Casaca de Couro – ninho de carne de sol na nata com queijo de coalho de cabra, acompanhado de purê de macaxeira, farofa de feijão macassar, lâminas de carne de sol, fatia de queijo coalho assado (Restaurante Donna Maria)

Pãozinho Areia Branca – pãozinho recheado com queijo de manteiga (Panificadora São José)

Cabra da peste ou cabra de sol – carne de sol com creme de queijo de cabra ao alho e jerimum (O Ribeirão)

Coxinha batata de umbuzeiro – coxinha recheada com queijo de cabra cottage, alho e ervas. massa de macaxeira e batata (Panificadora e lanchonete Sousa Santos)