Notícias, Paraíba

Novembro Negro é marcado por ações de enfrentamento à violência contra as mulheres negras

Para celebrar o Novembro Negro, mês da Consciência Negra e de Luta Contra o Racismo, a Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, realiza, de 19 a 21, três ações pelo fim da violência contra as mulheres negras. As ações serão realizadas nos territórios das comunidades tradicionais de Santa Rita, Cabedelo e João Pessoa. A programação reforça o 25 de novembro, dia do Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e o dia 18 de Novembro, com a celebração dos seis anos da Marcha das Mulheres Negras, em Brasilia.

Oficinas sobre Violência e Mulheres Negras vão ser realizadas pelas integrantes da organização,  tomando como base a especificidade de cada segmento. Nesta sexta-feira (19) será realizada a primeira atividade com as mulheres de terreiro de Santa Rita. No sábado (20), a ação é com as  marisqueiras de Cabedelo. Ambas às 14h. No domingo (21), às 9h, a oficina será com domésticas, em João Pessoa.

A Abayomi foi criada em 2015, logo após a realização da Marcha das Mulheres Negras. A organização é composta por mulheres negras de formações acadêmicas diversas. Nestes seis anos a Abayomi tem realizado um trabalho na luta antirracista, enfrentamento à violência, ao sexismo e em defesa da valorização e dignidade das mulheres negras na Paraíba.

Terlúcia Silva, integrante da Abayomi, explica o significado e a importância do Novembro Negro como o mês consagrado a Zumbi, pela consciência negra e igualdade racial. “É uma data em que se afirma a resistência, às histórias, as memórias e trajetória do povo negro. É um momento de reflexão, de reivindicação e visibilidade da luta, das pautas e das demandas. É uma data que vem sendo afirmada desde a década de 70 em contraposição ao 13 de maio, que para os movimentos sociais negros que atuam com a pauta, tem o significado de engodo, de uma falsa abolição”, critica.

Ela explica o 20 de Novembro como uma data de referência na luta do povo negro. “É uma data de afirmação da figura de Zumbi de Palmares, um líder da resistência quilombola, que foi o Quilombo dos Palmares. Com Zumbi, temos uma série de outros lutadores e lutadoras, sobretudo fazemos a referência também a Dandara dos Palmares. Não é uma data simbólica, é uma data de afirmação da luta. É uma data que os movimentos saem às ruas, visibilizam as pautas, as demandas, e reivindicam o lugar de equidade nesta sociedade brasileira”, diz.

Programação: Oficinas sobre Violência e Mulheres Negras:
– 19.11.21 – Mulheres de Terreiro de Santa Rita. (sexta-feira) 14h
– 20.11.21 – Mulheres Marisqueiras – Cabedelo. (sábado).14h
– 21.11.21 – Trabalhadoras Domésticas – João Pessoa. (domingo). 9h

Texto: Assessoria