Covid-19, João Pessoa, Notícias

Cícero Lucena sinaliza para fim do uso obrigatório das máscaras em João Pessoa

Os moradores de João Pessoa já poderão estar desobrigados a utilizar as máscaras de proteção nas áreas públicas e ambientes abertos. O entendimento da gestão municipal deve ser publicado em novo decreto municipal que deve ser editado ainda nesta sexta-feira(18). O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), disse que a decisão está sendo tomada com base nos números da covid-19 aqui na capital.

A decisão do prefeito acontece na mesma semana em que o Ministério Público da Paraíba derrubou duas decisões de decretos municipais, nas cidade de Campina Grande e  Princesa Isabel, onde os gestores foram obrigados a voltar atrás e estabelecer novamente a utilização da máscara de proteção à covid-19.

Mesmo com a intenção de liberar a não utilização de máscara em ambientes abertos, Cícero Lucena ressaltou que quem quiser continuar utilizando o equipamento de proteção pode fazê-lo.

Em entrevistas recentes, o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, demonstrou que não deve liberar a obrigatoriedade por enquanto, seguindo orientações da Fundação Oswaldo Cruz, que entende que não é hora ainda, mesmo em locais abertos. A previsão para flexibilizar este item de prevenção á cobid-19, segundo o secretário seria abril.

Mesmo sem a liberação formal, nas ruas e em ambientes abertos, já há muitas pessoas que deixaram de utilizar as máscaras. Como não fiscalização, fica a cargo de cada pessoa a escolha pela proteção. No entanto, em ambientes abertos, segue a obrigatoriedade da máscara e exigência do passaporte de vacina nos ambientes determinados por decreto.