Notícias, Política

Em um mês de mandato, Patrick Dorneles assume vice-liderança do PSD na Câmara

O deputado federal Patrick Dorneles (PSD) apresentou em um mês na Câmara dos Deputados um total de 12 proposituras, participou de 59 votações em plenário, realizou quatro discursos e não faltou a nenhuma sessão. Em pouco tempo no mandato, que iniciou em 22 de fevereiro desse ano, o parlamentar foi escolhido vice-líder do seu partido, passou a integrar a Frente Parlamentar de Doenças Raras e apresentou o projeto de Lei 531/2022 que institui o Programa Nacional de doação de sangue, plaquetas e medula óssea.

Caso o projeto seja aprovado, hemocentros, hemonúcleos e postos de coleta deverão ser implantados nos municípios de acordo com a quantidade de habitantes. O Poder Público também ficará responsável por garantir a isenção de pagamento de passagem de transporte coletivo para quem fizer a doação e o Ministério da Saúde deverá realizar campanhas semestrais sobre a importância da doação de sangue.

A proposta cria ainda a Carteira Nacional Digital do Doador de Sangue – documento digital que poderá ser consultado por aplicativos e irá interligar os hemocentros de todo o país, para que seja possível averiguar o histórico de doações e outras funções para desburocratizar o atendimento aos doadores nas unidades.

Entre os pedidos apresentados na Câmara dos Deputados, também está o que sugere a adoção de medidas relativas à construção de uma unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Campina Grande, na Paraíba. “É notória a mobilização da sociedade paraibana (população e autoridades) para que seja lançada, o mais brevemente possível, a pedra fundamental para a construção de uma unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação no Estado da Paraíba”, disse.

Na Câmara, Patrick também apresentou Requerimentos solicitando ao ministro da Justiça e Segurança Pública, informações sobre as ações de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, idosos e pessoas com deficiência no Brasil; solicitando a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, os dados dos últimos três anos; e ao ministro da Saúde os dados relativos à última década, sobre o número de crianças indígenas com deficiência no Brasil.

Junto com outros deputados, Patrick Dorneles pediu a realização de Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados em Homenagem aos 60 anos da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo). Também requereu voto de louvor referente à iniciativa para a realização da “Corrida do Bem”, que se realiza no Estado da Paraíba, e arrecada recursos para tratamento de pacientes com câncer.