Educação, Notícias

Startup da UFPB, Mindsun é uma das campeãs do HackBrazil em Harvard

A startup Mindsun – Monitoramento Inteligente de Energia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é uma das campeãs do HackBrazil em Harvard, realizado em Boston, nos Estados Unidos, neste mês de abril. A startup paraibana conquistou o 3º lugar na competição entre as cinco melhores startups brasileiras convidadas.

De acordo com os integrantes da Mindsun, participar da maior conferência internacional organizada por estudantes da Universidade de Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) realizada em Boston foi uma experiência enriquecedora.

A competição é uma extensão da Brazil Conference (@brazil_conference), que reúne startups com propósito de solucionar desafios brasileiros através do empreendedorismo e da inovação, tendo como missão desenvolver soluções inovadoras que fazem a diferença no Brasil por meio da tecnologia e empreendedorismo.

“Para nós da MindSun, é uma alegria imensa termos conquistado a premiação na Brazil Conference. Poder estar dentro das mais renomadas universidades do mundo (Harvard e MIT), ao lado de figuras importantes do país, entre políticos, famosos, CEOs de grandes empresas e profissionais da tecnologia, e poder levar o que estamos desenvolvendo aqui na UFPB é uma grande satisfação”, afirmou Richard Bivar, diretor executivo da startup e estudante de Engenharia de Energias Renováveis, tendo como tutor o Prof. Cleonilson Protásio, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear).

Em dezembro do ano passado, a MindSun assinou um contrato de incubação com a UFPB e passou a ter sede administrativa na Incubadora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB).

De acordo com Richard, esse resultado coloca a Paraíba em destaque. “Conseguimos mostrar que na Paraíba é desenvolvida tecnologia, que não só ajuda as empresas, mas também o meio ambiente é motivo de muita realização. Voltamos de lá transformados, com uma clareza maior ainda do impacto positivo que queremos fazer para a sociedade e o meio ambiente, através da inovação”, assegurou.