Notícias

Prefeitura de Santa Rita rompe com Cagepa. Município terá nova concessionária de água e esgoto

A Prefeitura de Santa Rita começa a operar, a partir desta quinta-feira, 12, com a empresa  Águas do Nordeste (ANE), vencedora da licitação feita pela gestão municipal para universalizar o acesso dos santa-ritenses ao saneamento básico.

Atualmente, de acordo com a gestão municipal, apenas 4% da população têm cobertura de esgoto. A falta de esgotamento sanitário estaria contribuindo para a contaminação o manancial de água mineral da cidade, um dos mais importantes do Estado.

A prefeitura alegou ainda como justificativa para rompimento do com a Cagepa, que o abastecimento de água é intermitente nos bairros mais elevados, a exemplo de Tibiri e Marcos Moura, onde são registradas queixas diárias de interrupções. Além disso, mais de 20 mil moradores de Bebelândia, Odilândia, Cicerolândia, Forte Velho, Lerolândia e Nossa Senhora do Livramento – não eram atendidos pela Cagepa.

Água e tratamento de esgoto para todos

A nova concessionária, que vai operar o saneamento básico de Santa Rita pelos próximos 30 anos, tem a missão de ampliar de 4 para 90% a cobertura de esgotamento sanitário e investir R$ 260 milhões em infraestrutura, modernizando e ampliando o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

“Estamos dando hoje um passo histórico, que demandou uma dura batalha para viabilizar a universalização dos serviços de água e esgoto em Santa Rita, a cidade com o manancial hídrico mais precioso do Estado, mas que não conseguia atender minimamente seus habitantes “, declarou o prefeito Emerson Panta.

Sobre os custos de tarifa, Panta garantiu o processo licitatório prevê a mesma estrutura tarifária adotada pela Agência Reguladora do Estado da Paraíba (ARPB) e que os cálculos serao feitos com base no reajuste tarifário da companhia elétrica, da construção civil e do Índice Geral de Preços de Mercado.

“O impacto dessa mudança será na qualidade dos serviços e na modernização do sistema de saneamento básico, que precisa ser universalizado“, finalizou Panta.