João Pessoa Sustentável, Notícias

“João Pessoas”: novo projeto da Prefeitura cria política de respeito à diversidade e inclusão de população mais vulnerável

Com o objetivo de criar uma política de respeito à diversidade e inclusão da população mais vulnerável, a Prefeitura da Capital iniciou, na manhã desta quinta-feira (26), o projeto ‘João PessoaS – cidade inclusiva e diversa’. O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra participaram do primeiro dia de evento, que segue até está sexta-feira (27), no auditório do Uniesp.

“Respeitar a diversidade é importante para se ter uma sociedade mais justa e igualitária. Por esse motivo, esperamos que cada guarda civil metropolitano e servidor público que está participando desse evento possa levar essa capacitação para a vida”, destacou o prefeito.

O projeto é uma Cooperação Técnica entre o Município e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e envolve a Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM). É voltado para capacitar agentes públicos para a prevenção e o enfrentamento à violência, discriminações e fobias sofridas pelas populações mais vulneráveis: mulheres, população LGBTQIAP+, afrodescendentes, populações tradicionais, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados(as), dentre outros.

Já o secretário de Gestão Governamental da Capital, Diego Tavares, ressaltou que “sem a guarda civil metropolitana não podemos entender o papel da cidade. E essa capacitação tem o objetivo de preparar esses servidores para cuidar de todos os pessoenses”, observou.

O programa João Pessoa Sustentável, por meio do Plano de Desenvolvimento Comunitário, e a Secretaria das Mulheres protagonizam este projeto nas oito comunidades do Complexo Beira Rio (CBR). Em breve, o projeto será estendido para todo o âmbito da Prefeitura de João Pessoa, a partir de várias secretarias que também terão os servidores capacitados.

Para Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do Programa João Pessoa Sustentável, “esse projeto é um braço muito forte porque traz o fortalecimento do Plano de Desenvolvimento Territorial que estamos fazendo no Complexo Beira Rio. É importante que esses servidores sejam multiplicadores nessa linha de trabalho dentro da política pública das comunidades e do município”, disse.

O curso iniciará na primeira semana de junho e segue até abril de 2023. A primeira etapa, será a jornada de sensibilização para 300 guardas civis e 26 funcionários públicos municipais, e trará temas como: proteção dos direitos humanos, exercício de cidadania, violência de gênero, inclusão de pessoas com deficiências, garantia de direitos da população LGBTQIAP+, dentre outros.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, destacou que o projeto vem para cuidar das pessoas que mais precisam de acolhimento. Por isso a necessidade de capacitar para melhorar cada vez mais a forma de agir e ser. “É preciso um tratamento humanizado para a população mais vulnerável. A ideia é ter uma cidade diferenciada e inclusiva, com respeito às diversidades”, ressaltou.

Para o guarda municipal Fábio Aranha, essa capacitação é importante porque ajudará a guarda civil a dar mais apoio, reconhecimento e segurança às pessoas vulneráveis. “Na maioria das vezes, essas pessoas são consideradas invisíveis para a sociedade e nós estamos aqui para protegê-las”, disse.

Programa João Pessoa Sustentável – O Programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a população pessoense terá mais dignidade e qualidade de vida, especialmente as que vivem em área de risco.