Economia, João Pessoa

Coração aquecido: pesquisa aponta que gastos com presentes dos namorados deve subir 74% este ano

Por Josi Simão 

Às vésperas do Dia dos Namorados, o comércio prevê um bom aumento das vendas de produtos e serviços em João Pessoa. Segundo um levantamento feito pela empresa NielsenIQ, divulgado na última semana, os brasileiros pretendem investir bem mais nos presentes neste ano, superando em 74% os gastos feitos em 2021. Apesar doa expectativa nacional,  a movimentação do comércio na capital paraibana, é um pouco diferente. É o mês de julho que as vendas no comércio são mais fortes. Até mais do que neste período junino, apontou o Diretor de Comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Rodrigo Cursino.

Segundo ele, a Capital sofre uma evasão intensa nos próximos dias 22 e 23 de junho, especificamente, e também durante a maior parte do período junino. Em decorrência disso, julho é considerado o mês mais forte em vendas. “Normalmente as pessoas viajam nesses dias para os interiores do estado, o que faz cair a movimentação no comércio de João Pessoa. Existe ainda assim uma pequena venda, mas sem grande relevância. E nós observamos que as operações em Shoppings, por exemplo, são melhores em julho, mês de férias e liquidações, do que em junho”, destacou.

Contratações – Ele disse ainda que não tem sido mais aberta oferta de vagas de emprego para datas específicas, mesmo no final do ano. “O que tem acontecido, no cenário atual, é que temos aumentado o número de contratações por causa da volta das atividades, tendo em vista a diminuição da crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19.

“Esse ano a gente já está bem próximo aos números que tínhamos em 2019. Como reduzimos as equipes no período mais acentuado da pandemia, agora estamos voltando aos patamares de atendimentos desde o mês de abril pra cá, quando a gente pega datas importantes como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João e liquidações”, esclareceu.

Consumo – Rodrigo ainda citou dados da pesquisa sobre o comportamento do consumidor nesta semana que antecede o Dia dos Namorados. “As pessoas estão dispostas a gastar cerca de R$300 reais neste período. “Uma coisa que não estava acontecendo em outros anos é a saída para as comemorações. Então, uma pessoa que se prepara para sair de casa para um restaurante, por exemplo, ela vai gastar com diferentes itens, como beleza, vestuário, calçados, além da alimentação, o que acaba aquecendo ainda mais o varejo”, completou.