Política

Dois dos três senadores paraibanos assinam requerimento para instalação de CPI do MEC

Foi protocolado na tarde desta terça-feira (28) pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MEC. A CPI quer investigar suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e suposto vazamento das investigações do PF por parte do presidente Jair Bolsonaro

O requerimento conta com a assinatura de 31 senadores, quatro a mais do que o necessário. Entre eles, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Nilda Gondin (MDB), mãe e filho respectivamente. A senadora Daniella Ribeiro (PP) foi a única da bancada paraibana a não assinar o documento.

Agora cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), instalar a CPI, o que deve ser feito sem maiores problemas para evitar o que aconteceu em 2021, quando ele foi obrigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a abrir a CPI da Covid.

Pelo regimento do Senado, os parlamentares tem até a meia-noite do dia em quer for lido o requerimento no plenário para retirar o apoio à CPI. A leitura do pedido deve ocorrer até quinta-feira (30).