Notícias

“Inelegível, candidato do PT na Paraíba faz campanha na esperança de reverter decisão”, diz Estadão

O ex-governador Ricardo Coutinho segue em campanha para o Senado pelo PT mesmo estando inelegível. O assunto foi destaque nesta segunda-feira (27) no Estadão. Diz a publicação: “Condenado em 2020 pelo TSE por abuso de poder econômico na eleição de 2014, Ricardo Coutinho briga na justiça para reverter decisão da Justiça Eleitoral no STF”, e aguarda julgamento do ministro Gilmar Mendes.

Há uma semana, o ex-governador acumulou mais uma derrota na justiça.  A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, com voto do ministro-relator Sebastião Réis, rejeitou recurso do ex-governador Ricardo Coutinhoque tenta  levar as ações penais da Operação Calvário para a Justiça Eleitoral.

Ricardo Coutinho foi condenado em 2020 em três ações (AIJEs Empreender, Fiscal e PBPrev), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e ficou inelegível por oito anos, não podendo disputar cargo eletivo nas eleições de outubro.

De acordo com a reportagem de Julia Lindner, o senador Veneziano Vital do Rêgo, candidato ao governo da Paraíba pelo MDB, partido que compõe chapa com o PT,  “acredita na condição de elegibilidade dele [Coutinho]” e afirma que é preciso aguardar o resultado do recurso.