Brasil

Covid-19: Ministério da Saúde diz que não tem vacinas para crianças no estoque

Em entrevista coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, disse que o governo federal não tem mais doses pediátricas da vacina contra a covid-19 para distribuir aos postos. “Recebemos o Ministério com desabastecimento de vacinas pediátricas, infantis, e recebemos com abastecimento de vacinas adultas, do público adulto”, afirmou.

 

A declaração acontece na mesma semana em que o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica orientando a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos.

Enquanto sobram vacinas para a população com mais de 12 anos, as crianças ainda terão de esperar mais um pouco até que possam voltar a ser imunizadas. Segundo a secretária, a nova gestão do Ministério da Saúde já está trabalhando para que novas doses sejam entregues aos municípios o mais rápido possível. “A previsão é chegar no fim de janeiro, mas vamos negociar para tentar adiantar”, disse.

Na entrevista, a secretária falou que pelo menos 4,2 milhões de vacinas para crianças de 6 meses a 4 anos devem chegar até o fim deste mês. Para a população de 5 a 11 anos, “pouco mais de 4 milhões” de doses também já foram encomendadas com a farmacêutica Pfizer.