Notícias, Turismo

Assembleia debate as potencialidades do turismo religioso em São João do Cariri

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (4), audiência pública itinerante em São João do Cariri para debater com a população formas de desenvolver o turismo religioso no município conhecido como Cidade da Fé. A proposta foi elaborada pelo deputado Romualdo Quirino e pelo vereador Natércio Farias. Localizada a 203Km de João Pessoa, São João do Cariri é rica em historia, cultura e belezas naturais e é sempre lembrada como cidade de potencialidades para o turismo.

A audiência pública aconteceu na Câmara de Vereadores do município e reuniu, além de parlamentares, prefeitos da região e representante da Igreja Católica e da sociedade civil organizada, com o objetivo de definir estratégias que coloquem o município na rota do turismo religioso estadual. São João do Cariri é conhecida por sua festa de padroeira centenária, a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, que em 2023 completou 172 anos.

A Igreja de Nossa Senhora dos Milagres de São João do Cariri foi fundada pelos jesuítas em 1750. Virou Santuário em 2010. No mês dedicado a festa religiosa entre 15/08 a 25/09, a cidade recebe cerca de 100 mil romeiros.

Para o deputado Romualdo Quirino, é preciso que a Assembleia trabalhe também com o objetivo de mostrar os potenciais que cada região da Paraíba possui e discutir com as lideranças municipais, com o parlamento de cada cidade e com a população qual a melhor forma de explorar estas riquezas. “Esta cidade é histórica e possui uma festa que já dura 172 anos, que é Festa dos Milagres e a população tem a vontade de construir um santuário”, disse o parlamentar.

O parlamentar ressaltou ainda que inúmeras cidades do Brasil se tornaram conhecidas e se desenvolveram economicamente com base no turismo religioso, a exemplo de Aparecida, em São Paulo; Belém, no Pará, entre outras. “São cidades que têm o turismo religioso como parte relevante da economia e na vida social da população. Então, como São João do Cariri tem esse potencial, viemos aqui com o objetivo de divulgá-la e torná-la mais presente”, argumentou o deputado.

O vice-prefeito de São João do Cariri, Francisco Lucena, disse estar muito grato pela ALPB “abrir as portas” para debater os temas relacionados ao Cariri. Ele avalia que as audiências itinerantes promovidas pelo Legislativo estadual contribui com a melhoria da qualidade de vida da população, porque debate temas específicos em cada região do estado. “Parabenizo a iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, por nos conceder este espaço tão significativo. É um momento gratificante para todos nós e agradecemos também ao deputado Romualdo que trouxe a Assembleia e mostra o nosso Cariri a todo o estado e nos ajuda a discutir assuntos pertinentes a nossa região”, declarou.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de São João do Cariri, Francisco Júnior, reforçou os pontos positivos da cidade, que tem participação importante na história do catolicismo brasileiro. “Nossa cidade tem um potencial enorme, não só por sua história em si, mas por suas diversas expressões artísticas. Temos, por exemplo, a Festa da Padroeira do Cariri, Nossa Senhora dos Milagres, e também a Semana da Cultura Evangélica, que acontece todo mês de novembro. Então, temos duas grandes festas no município. Por isso, temos, sim, que incentivar o turismo religioso, voltado à geração de emprego e renda em nosso município e em toda a região também”, explicou.

O vereador Natércio Farias, que propôs a realização da audiência pública na Câmara de São João do Cariri, destacou a necessidade que o município tem de ser reconhecido pelos órgãos do segmento turístico, por sua tradicional religiosidade. O parlamentar lembrou ainda que São João do Cariri já recebe a denominação de ‘Cidade da Fé’.

Para o padre João Jorge Rietveld, escritor, historiador e pároco em Cabaceiras, a iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba é primordial para tornar o turismo religioso ainda mais forte na região do Cariri paraibano. “Aqui, temos igrejas, expressões artísticas em vários lugares, de pessoas que se especializaram em assuntos religiosos, santuários, estátuas, imagens e museus com diversas lembranças do catolicismo passado. Mas, para que as pessoas se interessem, é preciso indicar os pontos importantes e explicar a história daquele lugar, para que todos aprendam, valorizem e queiram conhecer”, defendeu o padre, que nasceu na Holanda, mas vive na região do Cariri desde 1986.

A audiência pública contou também com a presença do prefeito de São João do Cariri, José Hélder Trajano; da prefeita do Congo, Flavinha Souza; e do padre Assis Meira, da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres.