“O centrão tá diferente, eles querem um ministério, querem também orçamento, emendas, querem dinheiro para mandar para os currais deles”, avalia Tulio Gadelha
O deputado fdereal Tulio Gadelha (Rede) disse que o presidente Lula precisará ter jogo de cintura com o Centrão.
“O centrão antes se contentava com um ministério para um partido. Mas hoje é diferente, eles querem um ministério, querem também orçamento, de emendas, querem dinheiro para mandar para os currais deles. Eles racham dentro do próprio centrão. O presidente Lula tem que ter jogo de cintura para governar, sem ter que entregar o que foi entregue antes. O governo Lula tem projeto, tem plano de governo estruturante, estes programas requerem orçamento. Dividindo as emendas entre eles, o que ocasionou um congresso ainda mais conservador, que é o que nós encontramos hoje”, avaliou.
Já Chió explicou que é preciso criar mecanismos políticos para combater práticas como a do Centrão. Uma delas é lançar o programa de afirmação política, trazer e lançar novos candidatos a deputados que se contraponham a esse modelo de política, que não compreende executar orçamento.
“O legislativo tem outros papéis importantes a fazer. Temos que fortalecer as bases de força popular e não o filhotismo político. Os filhos, os pais, os irmãos sendo eleitos há anos, sem atender às demandas do povo. É preciso quebrar esse ciclo”, criticou.