Notícias

Lula quer reparação para Dilma após qrquivamento de ação das ‘Pedaladas Fiscais’

Após o arquivamento da ação de improbidade pelas “pedaladas fiscais” no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou a necessidade de discutir a forma de “reparar” a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), correligionária que sofreu impeachment em 2016. Durante uma entrevista coletiva em Luanda, capital de Angola, Lula comentou sobre a absolvição de Dilma: “A Justiça Federal em Brasília absolveu a companheira Dilma da acusação da pedalada, a Dilma foi absolvida, e eu agora vou discutir como que a gente vai fazer. Não dá para reparar os direitos políticos, porque se ela quiser voltar para ser presidente, eu quero terminar o meu mandato”, disse Lula de forma descontraída.

A ex-presidente Dilma teve seu mandato cassado por crime de responsabilidade relacionado às “pedaladas fiscais”, a prática de atrasar repasses de valores a bancos públicos para melhorar as finanças do governo. No entanto, na semana passada, o TRF-1 manteve o arquivamento da ação em favor de Dilma e outros envolvidos. Lula mencionou que o Brasil deve desculpas a Dilma, afirmando que ela foi cassada de forma injusta.

Foto: Estadão

Embora Lula tenha falado em absolvição, especialistas ressaltam que o TRF-1 não julgou a inocência de Dilma, mas sim extinguiu a ação sem resolução de mérito, baseando-se em questões processuais e formais. No entanto, essa decisão pode ser interpretada como uma sinalização de inocência em relação à ação específica.

Com informações de Estadão

Foto capa: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *