Notícias

Cida Ramos contesta pesquisa ‘Opinião’: “Não retrata a realidade, mostrem os extratos dessa pesquisa.”

Uma pesquisa avaliou o potencial individual das pré-candidaturas do PT, partido que vive uma disputa interna para emplacar uma candidatura própria. Os números ‘Opinião’ colocam o ex-prefeito Luciano Cartaxo na dianteira para uma possível escolha interna, mas abrem mais uma vez uma divergência interna da legenda.

A direção estadual da legenda afirma que a pesquisa que definirá a candidatura petista será feita por um instituto contratado pela direção nacional do PT. Foi o que ficou decidido pelo grupo de tática eleitoral do PT nacional, presidido pelo senador Humberto Costa. Os números para avaliação interna do partido devem sair nesta terça-feira (26), e não devem ser publicizados.

Os números e a metodologia da pesquisa divulgada no fim de semana estão sendo contestados pela deputada estadual Cida Ramos, que recebeu com surpresa os resultados. Segundo a pré-candidata, a pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, de Campina Grande, não é oficial para o PT. Ela então questiona os detalhes da metodologia utilizada e diz que não retrata a realidade e traz uma avaliação sobre o resultado. “Se considerarmos que três mulheres estão aparecendo com boas porcentagens, o povo de João Pessoa quer uma prefeita mulher, isso que consigo perceber”, disse.

Na avaliação de cenários distintos na disputa pela prefeitura de João Pessoa, aparece  o petista Luciano Cartaxo, deputado estadual e ex-prefeito,  liderando, com 13,4% das intenções de voto. No cenário com Cida Ramos, a deputada estadual Cida Ramos surge com 5,6% da preferência. Já na simulação com Estela Bezerra, a ex-deputada estadual tem 4,9%. Com Márcia Lucena, ex-prefeita do Conde, o PT alcança 2,6%.

O ex-prefeito Luciano Cartaxo disse que o nome continua à disposição do partido e se apresenta como viável para a disputa. “Uma pré-candidatura que tem viabilidade, fruto do trabalho realizado como vereador, deputado e prefeito. Com muito diálogo e trabalho  buscaremos a unidade no partido dos Trabalhadores, para que a gente possa vencer as eleições no próximo ano”, enfatizou.

A pesquisa do Instituto Opinião, liderado pelo estatístico Joaquim Braga, foi realizada nos últimos dias 19 e 20 de setembro e ouviu 800 entrevistados em 40 bairros de João Pessoa. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%.

Para a deputada Cida Ramos a margem de erro de 3,5 pontos da pesquisa demonstra que o nome dela é forte. Segundo a parlamentar, pela história que tem com a cidade de João Pessoa, Cartaxo não pontua tão bem.

“Mantenho minha pré- candidatura. Se nem estou em campanha e apareço, imagina se eu tivesse sido prefeita por duas vezes?”, questiona.

Márcia Lucena, ex-prefeita do Conde,  Estela Bezerra não comentaram os resultados da pesquisa.

O presidente do PT estadual Jackson não fez avaliações sobre os números apresentados na pesquisa da “Opinião”, apenas informou que os números devem ser conhecidos pelo partido nesta terça-feira. Segundo Macedo,  o partido contratou uma empresa para realizar uma pesquisa interna sobre o lançamento de uma candidatura à prefeitura de João Pessoa no próximo ano.

“É uma decisão que tomamos na última reunião do GTA (Grupo de Trabalho). Não vamos divulgar o resultado da pesquisa. É para a gente entender o quadro. Acho que no máximo até o final desta semana a gente vai ter acesso aos números dessa pesquisa”, comentou.

Jackson admitiu que há ‘um sentimento muito forte do PT de uma candidatura própria’, mas que o destino do partido vai depender do que for articulado com as instâncias superiores do partido, em sintonia com os interesses nacionais petistas. Na verdade esse sentimento vem de uma pressão dos setores mais tradicionais da legenda, que insistem em não fechar aliança com partidos que não estão na esquerda. Uma resolução do PT também prioriza a formação de aliança com partidos que apoiarem Lula desde o primeiro turno e com legendas que apoiam atualmente o governo Lula.