Notícias

Em nota, Ruy Carneiro diz ter ficha limpa e estar sendo vítima de persegição política

O deputado Ruy Carneiro emitiu nota à imprensa afirmando que recebeu com estranheza a notícia da decisão. Segundo o deputado, todos os assentos comprados que motivaram o processo foram comprados, instalados legalmente e passaram por contagem de auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

“O TCE já se pronunciou sobre isso na época, muitos anos atrás, constatando em duas auditorias que 99,68% das cadeiras estavam inteiras e correspondiam ao que foi licitado, sendo que 0,32% estavam danificadas por desgaste natural de uso”, informou o deputado. Ruy lembrou que, na esfera administrativa, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu anular, em 2020, uma sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de João Pessoa,  em uma Ação de Improbidade Administrativa em que ele também foi condenado. À época, a Justiça acolheu a alegação da defesa de Ruy acerca do cerceamento de defesa.

O parlamentar informou que vai recorrer da decisão.

Ruy Carneiro está exercendo o seu segundo mandato consecutivo de deputado federal, após ter sido eleito em 2018 e reeleito em 2022. A sentença que condena o deputado não traz nenhuma referência à perda de mandato por causa da condenação.

O deputado federal ainda fez questão de afirmar que é ficha limpa e atribuiu o retorno do processo a questões políticas.

“Não vão me calar por causa da eleição. Vou continuar denunciando os esquemas da prefeitura, lutando contra os privilégios da política e contra o nepotismo, contra os parentes do prefeito que estão lá controlando o dinheiro da gestão”, dispara o deputado, acrescentando: “Querem me calar porque sabem que posso derrotá-los, porque a população vem indicando que quer mudança e porque vou seguir denunciando os esquemas da gestão, o nepotismo e o esquemão dos ônibus. Estou pronto para enfrentar essa luta e vencer”.

Ruy  enfatizou que tem uma carreira extensa e marcada pela luta contra a corrupção, o nepotismo e privilégios para políticos. Além de ser ficha limpa, sendo o parlamentar  um dos primeiros do Brasil a se posicionar oficialmente contra o nepotismo, ainda no ano de 2006. Lembrou também que é contra o recebimento de pensão vitalícia por ex-governadores,  e mais recentemente tem lutado pelo fim do Auxílio Mudança para parlamentares do Congresso Nacional.