Notícias

Prefeitura de João Pessoa e Instituições de Saúde desmentem boatos sobre atrasos no pagamento do piso salarial da Enfermagem

Desde as últimas semanas, uma onda de desinformação tem inundado as redes sociais em João Pessoa, disseminando falsas alegações de que as instituições privadas e filantrópicas da cidade estariam enfrentando atrasos nos repasses da Prefeitura para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem. No entanto, em uma investigação minuciosa, as próprias instituições e a Secretaria Executiva de Saúde da capital paraibana esclareceram e desmentiram veementemente esses boatos infundados.

Janine Lucena, secretária executiva de Saúde de João Pessoa, afirmou categoricamente que a gestão municipal tem cumprido rigorosamente os prazos estabelecidos pela portaria que institui o piso salarial da enfermagem. “Estamos realizando os repasses da assistência financeira complementar para as instituições dentro do prazo de 30 dias, conforme estabelecido”, esclareceu Lucena.

Segundo as diretrizes da portaria que regula o piso salarial da categoria, o processo de repasse para as instituições privadas e filantrópicas segue uma sequência específica: o Ministério da Saúde emite a portaria de pagamento e, posteriormente, envia os recursos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem o prazo de 30 dias para transferir os valores às unidades hospitalares. Após a assinatura do Termo de Repasse pelas instituições, o processo é oficializado no Diário Oficial do Município, seguido pela abertura de um processo administrativo para efetivar os repasses.

Janine Lucena destacou que, recentemente, no dia 23 de fevereiro, foi efetuado o pagamento referente ao mês de janeiro, dentro do prazo estipulado. Quanto ao mês de fevereiro, cujo prazo se estende até março, a portaria correspondente foi publicada, porém os recursos ainda não foram depositados pela Prefeitura.

Os gestores das instituições de saúde corroboraram os esclarecimentos da Secretaria Executiva de Saúde. Padre George Batista, representante do Hospital Padre Zé e da Fundação Padre Pio, expressou gratidão pela pontualidade nos repasses: “A Prefeitura de João Pessoa vem honrando seus compromissos com o nosso hospital e a nossa fundação. Agradeço do fundo do coração pela sensibilidade”.

George Ibiapina, diretor técnico do Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), confirmou que o auxílio financeiro complementar para o pagamento do piso salarial da enfermagem tem sido repassado conforme o previsto. “O pagamento aos profissionais tem sido efetuado de forma regular”, afirmou.

Sônia Delgado, diretora administrativa do Hospital São Vicente de Paulo, também assegurou que todos os pagamentos estão em dia: “A Prefeitura tem feito os repasses e o pagamento de toda a equipe de enfermagem do hospital está em dia”.

Gal Nunes, gestora da Oftalmoclínica de João Pessoa, destacou a organização no processo de repasse: “Desde que o Ministério da Saúde efetuou o primeiro repasse para o piso da enfermagem, nós recebemos os valores retroativos e, desde então, os valores mensais têm sido creditados na conta da clínica. Tudo de forma organizada”.

Diante dos esclarecimentos prestados pelas autoridades e gestores das instituições de saúde, fica evidente que os boatos sobre atrasos nos repasses do piso salarial da enfermagem em João Pessoa carecem de veracidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde e valorização dos profissionais da área.