Notícias

Michelly Carneiro repudia fala de Ciro Gomes e diz que mais mulheres precisam ocupar Casas Legislativas

A pré-candidata a vereadora Michelly Carneiro (Republicanos) comemorou a aprovação do voto de repúdio para Ciro Gomes (PDT), após os ataques do ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT-CE), à suplente de senadora Janaína Farias (PT), recém-empossada no Senado. Durante uma entrevista ao portal “A Notícia do Ceará”, se referiu a senadora Janaína Farias (PT-CE) como “assessora para assuntos de cama”. Na ocasião, Gomes fazia questionamentos sobre a relevância política de Janaína Farias.

Apesar de comemorar,  Michelly Carneiro, atuante em movimentos de mulheres, disse que causa estranhesa a iniciativa de repudiar a fala de Ciro Gomes não partir de uma mulher vereadora e sim de um homem. Segundo ela, isso é reflexo da falta de representatividade feminina na Casa Legislativa Municipal.

“A fala trata-se de uma violência política de gênero e um desrespeito a todas as nós mulheres brasileiras. Seria muito bom ver uma mulher encabeçar um movimento desses, mas não é o que vemos, por causa da falta de mulehres na Câmara”, observa.

Michelly não desmerece a iniciativa do vereador que propôs o voto de repúdio, porém, enaltece que a presença feminina na Câmara Municipal trará mais respeito às mulheres na vida política também.

A pré-candidata lembra que apesar de as mulheres constituírem a maioria tanto na população (51,1%) como no eleitorado (52,62%), os filiados aos partidos políticos são predominantemente do gênero masculino. Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos filiados, 8.493.990 são homens, representando 53,8% do total, enquanto 7.284.431 são mulheres (46,2%).

“Apesar disso, a representatividade efetiva das mulheres na política é bastante desigual. Nas Eleições Gerais de 2022, por exemplo, 9.891 mulheres se candidataram, porém somente 311 delas foram eleitas, correspondendo a apenas 18,2% do total de eleitos. Por isso que é tão importante termos mulheres candidatas e eleitas por mulheres”, explica.

Michelly Carneiro recebeu a missão do Republicanos de arregimentar novas mulheres para formar uma chapa competitiva para as eleiçõies de outubro. Ela é pré-candidata a vereadora e diz que deve marchar junto a outras muheres fortes para esta esta disputa.

Sobre Michelly

Michelly carneiro ingressou na política em 2016, quando iniciou sua participação em movimentos das mulheres. Disputou eleições em 2020 e em 2022, desde quando vem auxiliando o partido na construção de novas lideranças femininas, ao mesmo tempo que se projeta no meio. Michelle estuda Gesdtão Pública para obter mais conhecimentos e se capacitar para atuar no meio público. Em 2024, Michelly vem sendo cotada como um dos principais nomes do Republicanos para a vereança na capital, podendo contribuir com a formação de uma bancada feminina na forte, aguerrida e responsável na Câmara Municipal, que atualmente tem apenas uma mulher, entre os 27 parlamentares.

“Queremos mudar essa realidade, para buscar mais respeito, mais espaço, mais oportunidades para que mulheres possam ter igualdade em salários, em todos os direitos”, finaliza Michelly.