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No primeiro semestre de 2024, as vendas no varejo físico do Brasil marcaram crescimento de 3,5%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a alta é significativa e segue uma tendência de crescimento contínuo, já que no ano passado o aumento foi de 4,9%, possivelmente devido à estabilização da economia e ao aumento da confiança do consumidor”. Veja o levantamento desde 2020 no gráfico a seguir:
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O economista explica ainda que uma economia mais estável geralmente leva a um aumento no consumo e, consequentemente, nas vendas do comércio. “Além disto, a ampliação do crédito e o aumento do nível de emprego com os rendimentos subindo acima da inflação conferem sustentação à expansão das vendas do varejo”.
Setor de “Combustíveis e Lubrificantes” puxa alta do semestre
Na análise setorial do semestre, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” se destacou apresentando crescimento de 7,6%. “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” veio logo em seguida, com expansão de 5,9%. Apenas o setor de “Material de Construção” teve retração no período, de 0,7%. Confira todos os setores no gráfico abaixo:
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Variação mensal
De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, junho de 2024 teve alta de 0,1% ante o mês anterior. Nessa análise, o segmento de “Tecidos, Vestuários, Calçados e Assessórios” e “Combustíveis e Lubrificantes” tiveram crescimento de 2,3%, seguidos por “Veículos, Motos e Peças” (1,8%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,5%) e “Material de Construção” (0,1%). O setor de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” foi o único que se manteve estável (0,0%).
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
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Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
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